Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Dormir pouco, engorda! Mais uma sobre o sono!


Produzida durante o sono, a leptina é um hormônio que regula o apetite enquanto se está dormindo. Quando se dorme menos do que o necessário, o hormônio é produzido em menor quantidade, fazendo com que a pessoa coma mais. Quem dorme mais, tem menos peso do que quem dorme menos.

Pessoas que não dormem bem tendem a criar gordura, e não massa muscular.

Mas quando se fica noites inteiras sem dormir, há ainda o risco de que não se consiga memorizar corretamente situações vividas durante o dia. O sono serve para memorização, o que nós aprendemos é gravado durante o sonho.

Há ainda o risco de casos de hipertensão e diabetes terem uma piora, pois quando se fica muito tempo sem dormir a liberação de uma substância chamada noradrenalina aumenta, elevando a pressão arterial.

Além da sonolência característica, quem fica muito tempo sem dormir (mais de seis dias seguidos, por exemplo), tem ainda chances de, em casos mais graves, ficar desorientado chegando até a ter alucinações.

O desgaste acumulado por quem não dorme direito ou dorme pouco, pode gerar várias doenças, como bem se vê, incluindo estados depressivos, crises de ausência ("apagões"), perda de atenção, de memória (já citado), disfunções sexuais, alterações do apetite, irritabilidade, incoerência mental e por aí vai.

Se você não dorme bem, procure seu médico, para entender a causa e procurar uma solução, evitando problemas futuros para sua saúde.

Nenhum comentário: