Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Doenças Reumáticas



São doenças e alterações funcionais do sistema musculoesquelético de causa não traumática.

Há mais de uma centena de doenças reumáticas, cada qual com vários subtipos, onde se incluem as doenças inflamatórias do sistema musculoesquelético, do tecido conjuntivo e dos vasos, as doenças degenerativas das articulações periféricas e da coluna vertebral, as doenças metabólicas ósseas e articulares, as alterações dos tecidos moles periarticulares e as doenças de outros órgãos e/ou sistemas relacionadas com as anteriores.

As doenças reumáticas podem ser agudas, recorrentes ou crónicas e atingem pessoas de todas as idades. As mulheres, sobretudo a partir dos 65 anos, são quem mais sofrem com as doenças reumáticas.

As formas mais comuns de manifestação das doenças reumáticas são a dor, a tumefação (inchaço da articulação) e a limitação da mobilidade.

Tipos mais comuns:

Osteoartrose;
Raquialgias (dores na coluna vertebral);
Doenças reumáticas periarticulares, incluindo as lesões musculoesqueléticas ligadas ao trabalho;
Osteoporose;
Fibromialgia;
Artropatias microcristalinas;
Artrite reumatóide;
Espondilartropatias;
Doenças reumáticas sistémicas;
Artrites idiopáticas (com causa desconhecida) juvenis.

Cada doença tem fatores de risco específicos. Há algumas patologias relacionadas com a prática de atividade laboral, de desporto e mesmo de lazer.

Alguns fatores de risco são comuns:

Idade;
Obesidade;
Tabagismo;
Ingestão de bebidas alcoólicas em excesso;
Ingestão de fármacos (drogas e medicamentos).

Os tratamentos apresentam terapêuticas diversificadas e, frequentemente, visam reduzir a dor e a incapacidade e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do doente.

Nenhum comentário: