Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de junho de 2008

CPMF, CSS e outras siglas para a Saúde...


A cpmf (agora css) foi criada pelo então Ministro da Saúde, Prof. Dr. Adib Jatene, por quem tenho profunda admiração (evidentemente "costurada" com a aquiescência política da época), para que arrecadasse recursos para a Saúde.

Recentemente assiti uma palestra do ilustre professor, na qual ele defendeu a existência de tal imposto,desde que fosse totalmente direcionada para a Saúde, como era seu projeto inicial.

Não é necessário dizer que a idéia de direcionar a cpmf para a Saúde não é do Presidente Lula. É do professor. Tomá-la como sendo de alguém, que não ele, é apropriação inadequada da idéia do projeto.

Espero que,se algum recolhimento "a mais" não seja "um plus" para a Saúde, mas, apesar do montante exagerado de impostos que já temos no País, seja algo que venha realmente a reduzir o sucateamento atual da Saúde.

Para quem duvide da expressão que estou usando, quanto ao sucateamento da Saúde, basta ler os jornais, as revistas, as informações na internet e, em último caso, fazer uma "vizitinha" a um Hospital Público, para ver as condições de higiene e atendimento a que profissionais da Saúde e pacientes (assistidos) têm.

Nem é preciso ser abduzido para enxergar que falta muita coisa para que a Saúde no Brasil seja realmente "generosa", como sugerem alguns Secretários de Saúde... Mas também não o é para ver que o dinheiro que era para ser da Saúde, infelizmente não o foi...

Nenhum comentário: