Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

TRABALHO NOTURNO COMPROMETE OS OLHOS!


Pesquisa demonstra que metade dos trabalhadores noturnos é mais propensa â cegueira. 40% têm visão embaçada, olho seco e dificuldade de foco.

O ritmo da sociedade contemporânea está privando muitas pessoas do sono que é fundamental para manter a saúde. Em busca de melhores salários, milhões de brasileiros hoje optam pelo trabalho noturno. Resultado - Segundo levantamento do ISMA (International Management Stress Association) no Brasil o stress atinge 70% da população.

Esta mudança de hábitos pode gerar um alto custo social para o país. Isso porque, um estudo feito no Instituto Penido Burnier pelo oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto, demonstra que metade dos trabalhadores noturnos tem o dobro de risco de perder a visão e 40% distúrbios que afetam o desempenho.

Só para se ter uma idéia da gravidade do problema, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) no mundo problemas na visão respondem pela exclusão de 43 milhões de pessoas do mercado de trabalho.

O estudo acompanhou nos últimos 12 meses 617 trabalhadores noturnos. Desse total 247 pacientes, ou seja, 40% se queixaram de visão embaçada, ardência, olho seco e dificuldade de focar.

Queiroz Neto afirma que o embaçamento da visão, ardência e o olho seco são decorrentes do maior contato com agentes externos como poluição, vento e ar refrigerado que influem na produção lacrimal. Também podem estar relacionados à má iluminação, produção hormonal e para quem trabalha no computador ao fato de piscarmos 20 vezes menos quanto em frente ao monitor. O tratamento adequado depende de avaliação médica para evitar complicações na córnea.

A dificuldade de foco é conseqüência da maior produção de cortisol que enfraquece a musculatura ciliar responsável pela capacidade do cristalino focar e desfocar. Quanto mais avançada a idade, maior é o desconforto. Isso porque, comenta, é a perda de flexibilidade dessa musculatura que causa a presbiopia ou vista cansada após os 40 anos.

As dicas para melhorar o foco são:

• Descansar a vista olhando para o infinito por 5 a 10 minutos a cada hora de trabalho em frente ao computador.

• Procurar piscar voluntariamente.

• Estender os braços na altura do ombro, colocar os polegares para cima e mudar rapidamente o foco entre as unhas dos polegares.

Nenhum comentário: