Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Patch test para atopia permite diagnóstico em pacientes pediátricos portadores de sintomas gastrintestinais relacionados à alergia alimentar


Pouco se sabe sobre a acurácia diagnóstica de patch tests para atopia na prática clínica da gastroenterologia pediátrica. Além disso, patch tests contendo extratos alimentares purificados tornaram-se disponíveis recentemente, porém sua acurácia diagnóstica é extensamente indefinida.

Pesquisadores italianos publicaram, recentemente, no Allergy, um estudo em que avaliaram a acurácia diagnóstica de testes de provocação alimentar, prick tests cutâneos, determinação sérica de IgE específica e patch tests para atopia utilizando extratos alimentares comerciais e extratos alimentares frescos em paralelo em pacientes pediátricos encaminhados por suspeita de sintomas gastrintestinais relacionados à alergia alimentar.


Os pesquisadores concluíram que o patch test para atopia é ferramenta diagnóstica útil em pacientes pediátricos portadores de sintomas gastrintestinais relacionados à alergia alimentar. A acurácia diagnóstica do patch test para atopia foi superior com a utilização de extratos alimentares frescos, comparados a extratos alimentares comerciais.

Nenhum comentário: