Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Ponte miocárdica 



A ponte miocárdica é uma anomalia congênita onde um segmento de uma artéria coronária é envolvido por feixes de miocárdio (músculo cardíaco), levando a compressão do trecho acometido durante a fase de contração cardíaca.

A maioria dos casos é assintomática. 

Dentre os sintomas apresentados, a dor torácica é o principal, podendo apresentar as mesmas características do infarto agudo do miocárdio. 

Isquemia miocárdica (baixa oxigenação te ideal), bloqueios cardíacos transitórios, taquicardia ventricular induzida ao exercício e morte súbita também podem ser as apresentações dessa patologia. 

Devemos suspeitar desse diagnóstico para todo paciente jovem sem fatores de risco para doenças cardiovasculares, com quadro de dor torácica sugestiva. 

Muitos desses pacientes procuram um pronto socorro com dor típica anginosa e até mesmo alteração no eletrocardiograma, sendo realizado toda investigação / tratamento para infarto agudo do miocárdio e durante investigação, descobre que se trata de uma ponte miocárdica.

Dentre os exames diagnósticos podemos citar a cineangiocoronariografia (cateterismo cardíaco), sendo considerado um exame de padrão ouro. 

A tomografia de coronárias também é um dos principais exames de auxilio no diagnostico, sendo um método confiável e com uma vantagem por não ser invasivo.

Nos pacientes com sintomas de angina (dor torácica) recorrente, está indicado o uso de medicamentos que podem ser os betabloqueadores ou antagonistas dos canais de cálcio. 

Os pacientes com essa patologia geralmente apresentam boa evolução a longo prazo.

Nenhum comentário: