Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Cacosmia 


O cacosmia é uma condição que pode causar sintomas muito específicos, as causas podem ser diferentes: por este motivo, é importante seguir o mais rápido possível, a terapia correta. 

O olfato é o sentido que lhe permite sentir o cheiro: nem todas as substâncias que podem se espalhar no ar tem um cheiro, por exemplo, alguns tipos de gás inodoro. O cacosmia é uma condição que tem a ver com a percepção de cheiros.

O que é cacosmia? 

Como mencionado antes, o sentido do olfato é um sentido de que permite a cheirar. Nem todas as substâncias, embora - aqueles que se espalhou no ar - são fornecidos com um cheiro, por exemplo, não todo o gás, como alguns são inodoras. 

O cacosmia é uma condição que tem a ver com a percepção de odores: é, de fato, uma condição ligada à percepção de um odor desagradável, que pode ser tanto imaginário do que real.

Os sintomas incluem cacosmia - precisamente - a percepção de um odor desagradável, que pode ser real ou imaginado: no primeiro caso, é cacosmia objetivo, ou um sentimento conectado com um estímulo olfativo real; enquanto no segundo caso, é chamado cacosmia subjetiva, isto é uma falsa sensação.

As causas da cacosmia pode ser diferente, dependendo do tipo de doença.

No caso de cacosmia real, isto pode ser devido a infecção nasal - tais como rinite, amigdalite ou sinusite, para os quais existem remédios - a um tumor das passagens nasais ou na presença de um corpo estranho. No caso do cacosmia subjectivo, a condição pode ser devida a lesões das vias olfactivos - por exemplo, nervo olfactivo infecciosa ou neurites tóxicos - gravidez ou desordens neurológicas, tumores cerebrais - meningiomas, cujas causas podem ser diferentes - ou trauma. 

Em outros casos, cacosmia subjetiva pode ser um sintoma de algumas formas de epilepsia, ou alguma doença psiquiátrica: nestes casos, pode ser percebido cheiro de ovos podres ou carne fogo e enxofre.

No início dos sinais e sintomas, deve contactar o seu médico que - através de uma série de testes e exames - irá estabelecer o diagnóstico correto e, portanto, o cuidado mais apropriado, dependendo do caso específico e a causa subjacente. 

Além do exame médico, o estudo dos sintomas e testes de sangue, pode ser necessário ensaios adicionais.

Quais são os remédios contra cacosmia? 

O tratamento depende da causa subjacente: no caso, por exemplo, infecções nasais, certos medicamentos podem ser prescritos; enquanto que no caso de tumores, eles podem ser obrigados a cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Finalmente, o prognóstico depende de vários fatores: a causa subjacente, a intervenção imediata e da gravidade da situação, bem como idade e estado de saúde do paciente.

Nenhum comentário: