Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Surto psicótico


Surto quer dizer “impulso arranco”, algo que surge de maneira súbita, mudando o status quo de uma situação. Falamos por exemplo em surto de dengue quando começamos a ter, em pouco tempo, um grande aumento do número de casos da doença.

A palavra psicótico vem de psicose, termo que tem raízes históricas. O seu sentido sofreu algumas alterações ao longo do tempo. Em meados do século XIX, quando foi pela primeira vez empregada na literatura psiquiátrica, psicose servia para enfatizar as manifestações psíquicas das doenças cerebrais. 

Ela já foi empregada como sinônimo de doença mental e de insanidade, também para referir-se às doenças mentais com alterações do cérebro, e hoje em dia é usado, como adjetivo, para qualificar os sintomas de delírios e alucinações.

Então, surto psicótico é quando a pessoa passa a apresentar, de maneira súbita, o quadro clínico  com delírios e alucinações.

Não confundir a palavra psicótico com psicopata, pois, apesar de serem foneticamente parecidas, significam coisas bastante diferentes.

Nenhum comentário: