Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de junho de 2017

Fascite plantar 



Dor sob o calcâneo e  planta do pé conseqüente a pequenos traumas repetitivos e alterações degenerativas na origem da fáscia plantar, levando à inflamação local. A fáscia é uma banda fibrosa e firme que sustenta e mantém o arco plantar de pé. 

Dor embaixo do calcâneo, piora pela manhã ao iniciar a marcha, melhora após os primeiros passos. Além disto, pode estar associado com inchaço local.

Excesso de peso, ocupacional (ficar em pé por longo período), pés planos, esporão de calcâneo, corrida excessiva, encurtamento do tendão de Aquiles. 


Como prevenir a fasciíte plantar? 

 - Alongar os músculos da panturrilha antes e após a corrida. 

 - Utilizar um calçado adequado para o seu tipo de pé e/ou utilização de palmilhas feitas sob medida.

Como tratar a fasciíte plantar? 

Temos os seguintes tipos de tratamento:

a) Tratamento não farmacológico:

     - Repouso: evitar atividades que agravam a dor

     - Uso de calçado adequado e de palmilhar: evitar andar descalço em superfícies rígidas, evitar calçados planos, de preferência usar tênis novo com bom sistema de amortecimento no calcanhar, considerar o uso de palmilhas à Avaliar o tipo de pé (pé plano = palmilha com apoio para o arco plantar longitudinal medial; hiperpronação = palmilha com cunha medial).

b) Fisioterapia:

     - Aquecimento da fáscia plantar antes dos primeiros passos do dia com massagem de fricção horizontal

     - Alongamento da fáscia plantar = Flexão dorsal dos dedos do pé, rolamento do pé sobre uma bola de tênis

     - Corrigir fatores de risco funcionais à Avaliar alterações anatômicas: (encurtamento Alongamento do gastrocnêmio e do solear = exercício de inclinação para a parede, alongamento sobre degraus (cuidado em pacientes idosos); fraqueza da musculatura intrínseca do pé = exercícios com toalha. 

c) Órteses: 

     - Talas noturnas; tornozeleiras para uso diurno. 

d) Tratamento farmacológico:

     - Antiinflamatórios não-esteroidais (usar precocemente apenas como sintomático para alívio da dor); infiltração com corticosteróides (evitar ao máximo devido à possibilidade de complicações como ruptura da fáscia; resposta apenas a curto prazo. 

e) Tratamento cirúrgico:

     - Fasciotomia plantar parcial (considerar apenas após falha do tratamento conservador por 12 meses; 70-90% de taxa de sucesso; recuperação após semanas a meses).  

Nenhum comentário: