Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de abril de 2017

Artrose de coluna


A artrose na coluna é uma patologia que afeta as articulações da coluna, sendo um problema muito comum em idosos, mas que pode acontecer em qualquer idade.

Ela também é conhecida como espondilose.

A artrose na coluna é uma doença degenerativa, seu sintoma principal é a dor na coluna, quadril e pescoço.

As articulações com o tempo ficam mais fracas e o indivíduo pode perder a estrutura espinhal, por isso o problema é muito comum em idosos.

A artrose pode afetar várias regiões da coluna como a lombar, a cervical, torácica e sacral, podendo afetar todos esses lugares ou apenas uma região.

Os sintomas gerais da artrose na coluna incluem a dor que já citamos, sendo que essa dor pode piorar com o movimento.

O paciente também sente dificuldade de mover a coluna, pode ter sensação de formigamento em algumas áreas como pescoço, braços e pernas se a artrose for lombar.

Artrose Cervical – A artrose na coluna cervical é bem comum, pois a degeneração é mais precoce e susceptível, pois existe uma grande amplitude de movimento. Nesse caso os sintomas variam bastante, a dor na região é muito comum, ela também pode irradiar para outros lugares como ombros, braços, escápulas e até mão, o paciente com artrose cervical também apresenta torcicolos e dificuldade ou dor ao engolir.

Artrose Torácica – A artrose torácica não é um local muito comum de artrose, além disso ele não costuma causar muitos sintomas. Essa área tem uma maior estabilidade e menor amplitude de movimento, o sintoma principal é a dor e ela pode irradiar para as costelas.

Artrose Lombar – Esse é o local mais frequente de artrose na coluna. A região lombar tem muita mobilidade e suporta todo o peso do corpo, ela ainda faz uma grande transferência de carga entre a coluna vertebral e a bacia, por isso é mais comum ter artrose nessa região. Mesmo assim é mais comum em pessoas idosas ou indivíduos que já passaram dos 40 anos. Os sintomas mais comuns são a dor e rigidez que muitas vezes aparece na parte da manhã, a dor irradia também algumas vezes para as pernas ou uma das pernas e o paciente não tem alteração na mobilidade das pernas.

Para fazer o diagnóstico o médico vai pedir alguns exames como radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Assim que o problema for diagnosticado o tratamento começa, é importante saber que a artrose na coluna não tem cura, essa é uma doença degenerativa e piora com o envelhecimento. Mesmo assim, existe tratamentos para amenizar os sintomas.

O paciente pode tomar medicamentos para aliviar a dor, pode ser necessário fazer exercícios físicos e acupuntura. Em alguns casos a cirurgia é indicada, principalmente quando a dor não passa com remédios e exercícios, na cirurgia o mais comum é fazer a descompressão dos nervos e estabilização da coluna.

Pode-se prevenir esse problema sabendo das causas. Uma das formas de prevenção mais fáceis e interessantes é o exercício de fortalecimento, dessa forma você vai conseguir manter a cartilagem funcionando bem e sem desgaste. Observar a postura e fazer exercícios para melhorar a postura também é importante, se você já está na idade de 40 anos e ainda não se preocupou com o fortalecimento dessa área e a postura, é melhor começar a prestar mais atenção nessa área.

Exercício físico como musculação e natação ajudam muito, esse tipo de exercício trabalha o corpo todo e ajuda a fortalecer a área da coluna. Mas lembre-se de fazer exercícios com acompanhamento de um profissional. Comece a prestar mais atenção também na sua postura, observe a forma que você se senta, levanta, como abaixa para pegar objetos no chão e até a forma que anda. Se você começar a adotar uma postura correta e evitar posições erradas e forçadas não vai sobrecarregar a articulação.

Sempre que fizer atividade física mais intensa tente descansar um pouco, a articulação pode ficar comprometida depois de uma atividade física e o repouso é muito importante. Evite também carregar peso ou fazer atividades de impactos repetitivos, esse cuidado é importante principalmente se você já tem mais de 40 anos.

Por último, use calçados confortáveis e que oferecem uma boa base de apoio e evite a obesidade. A obesidade pode gerar grandes problemas para a coluna, você precisa ficar atento para que seu peso não prejudique sua saúde, a obesidade pode acarretar inúmeros problemas como diabetes, pressão alta, câncer, infertilidade, doenças no coração e também problemas na coluna como a artrose.

Nenhum comentário: