Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Gene guerreiro: você tem esse gene?


A variante de gene MAOA-L, o chamado "gene guerreiro" faz com que seus portadores aumentem suas tomadas de riscos e os permitem, ao mesmo tempo, avaliarem melhor suas chances de sucesso em situações críticas.

Para um estudo publicado recentemente, cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia levaram 83 homens jovens em uma simulação financeira um contra o outro.

Eles tiveram de aplicar e aumentar seu capital inicial de US$ 25 em diferentes jogos. Os homens tiveram de escolher, por 140 vezes, entre a opção segura (100% sem lucro, sem perda) ou a opção arriscada (vários riscos de perda e chances de ganhar).

O resultado do estudo: Os portadores da variante do gene MAOA-L assumiram mais riscos financeiros na compra, mas somente se estes foram vantajosos para eles. Isso indica que os portadores da variante do gene guerreiro estão em melhor posição para decidir em seu favor.

Estudos anteriores demonstraram que a variante MAOA -L também pode ser responsável por um comportamento impulsivo e agressivo, por isso foi dada o apelido de "Warrior-Gene" ou "gene guerreiro".

O comportamento humano é complexo e é influenciado tanto por genes quanto pelo ambiente ou circunstâncias. Estudos mostram que os portadores da variante do gene guerreiro revelam mais o comportamento descrito do que os homens sem variante do gene guerreiro.

O DNA guerreiro localiza-se no cromossomo X, homens herdam-no também de suas mães. Uma vez que os homens têm apenas um cromossomo X, o gene guerreiro, se presente, tem o seu pleno efeito.

Em contrapartida, as mulheres têm dois cromossomos X, razão pela qual um gene guerreiro único ou não afeta tanto. Quais efeitos ocasionaria, se uma mulher tivesse o gene guerreiro em ambos os cromossomos X, é ainda desconhecido. O teste do gene guerreiro está disponível para homens e mulheres.

Nenhum comentário: