Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Crianças depressivas


Atualmente a palavra depressão é usada indiscriminadamente para descrever inúmeros estados emocionais reativos: a separação ou morte de um ente querido, uma perda financeira, uma situação desafortunada, etc. No entanto, depressão é coisa mais séria: é uma doença que pode ocorrer mesmo quando “tudo está azul”.

A depressão infantil é diferente dos rebaixamentos emocionais que podem ocorrer ao longo do desenvolvimento da criança. Só porque uma criança está passageiramente triste, não significa sempre que ela tem doença depressiva. Só se deve falar em depressão se a tristeza se tornar persistente ou quando se desenvolve um comportamento perturbador que interfere com atividades sociais, interesses, desempenho escolar ou vida familiar.

Como em adultos, a depressão em crianças pode ser causada por múltiplos fatores relacionados à saúde física, eventos de vida, história familiar, ambiente, vulnerabilidade genética e distúrbios bioquímicos. Hoje tem-se a ideia de que as depressões se devem a alterações dos mediadores químicos dos impulsos nervosos entre os neurônios.

As crianças com história familiar de depressão estão em maior risco de sofrerem depressão numa idade mais precoce que as outras. Crianças de famílias desestruturadas ou conflituosas, ou crianças e adolescentes que abusam de substâncias como álcool e drogas, também estão em maior risco para depressão.

A depressão é uma doença grave que interfere no dia a dia da pessoa e compromete a qualidade de vida. A depressão infantil é significativamente mais comum em meninos com menos de 10 anos; mas aos 16 anos, as meninas têm uma taxa de incidência maior que a dos meninos. Os transtornos bipolares são mais comuns em adolescentes do que em crianças mais jovens, mas são mais graves nelas do que em adolescentes e podem ser confundidos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo ou transtornos de conduta.

Os sintomas da depressão em crianças são menos típicos que nos adultos. Muitas vezes, a depressão não é diagnosticada e tratada porque seus sintomas são tomados também como mudanças normais que ocorrem durante o crescimento. Outras vezes, ela aparece como uma depressão "mascarada", em que o humor da criança é evidenciado apenas por um comportamento irritado ou por sintomas orgânicos variados.

Muitas crianças apresentam tristeza ou humor baixo semelhante aos adultos, mas outras apenas não se sentem bem. Muitas vezes elas aceitam a depressão como fato natural e apenas calam-se e se retraem. Mais tipicamente, os principais sintomas da depressão giram em torno de tristeza, um sentimento de desesperança e uma mudança de humor no sentido do rebaixamento.

Os principais sinais e sintomas da depressão em crianças incluem: irritabilidade ou raiva, sentimentos persistentes de tristeza e desesperança, retraimento social e maior sensibilidade à rejeição, alterações no apetite para mais ou para menos, insônia ou sono excessivo, explosões vocais ou choro frequente, dificuldade de concentração, fadiga e baixa energia, queixas físicas que não respondem ao tratamento, diminuição da capacidade de interagir em casa ou na escola, sentimentos de inutilidade ou culpa, pensamento e concentração prejudicados, ideias de morte, etc.

Nem todas as crianças têm todos esses sintomas e a maioria delas exibe diferentes sintomas em diferentes momentos. Embora algumas crianças possam continuar funcionando quase que normalmente, a maioria delas sofre uma mudança notável nas atividades sociais, perda de interesse na escola e nítidas mudanças na aparência. As crianças maiores, acima de de 12 anos de idade, também podem começar a usar drogas ou álcool.

Embora seja relativamente raro em crianças com menos de 12 anos, elas podem tentar suicídio.

Nos adultos, a depressão é bem mais fácil de ser diagnosticada que em crianças. No entanto, se houver sintomas que sugiram depressão, o pediatra poderá constatar se há ou não há razões físicas para estes sintomas e deve recomendar uma consulta com um profissional de saúde mental especializado em crianças.

Essa consulta deve incluir entrevistas com os pais ou cuidador da criança e testes psicológicos adicionais. As informações que venham de professores, amigos e colegas podem ser úteis e mostrar que esses sintomas são consistentes e marcados por uma mudança em relação ao comportamento anterior. Não existem testes específicos que possam mostrar claramente a depressão, mas ferramentas como questionários, combinadas a informações pessoais, podem ser muito úteis.

Embora a depressão em crianças seja uma doença grave, ela é exitosamente tratável. As opções de tratamento para crianças com depressão são semelhantes às dos adultos, incluindo psicoterapia e medicação. O médico pode sugerir primeiro a psicoterapia e considerar o medicamento antidepressivo como uma opção adicional se não houver melhora significativa, mas quase sempre será necessário medicar.

A combinação de psicoterapia e medicação é a indicação mais eficaz no tratamento da depressão. O papel que a família e o ambiente da criança desempenham no processo de tratamento é diferente daquele que ela deve ter com os adultos, sendo essencial apoio, proximidade e carinho.

Como nos adultos, a depressão pode ocorrer novamente no futuro e pode preceder uma doença mental mais séria, mais tarde na vida. Por isso que o diagnóstico, o tratamento e a monitoração próxima são cruciais.

Nenhum comentário: