Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Atividade física e raiva ou perturbação emocional como gatilhos do infarto agudo do miocárdio



O esforço físico, a raiva e os distúrbios emocionais são vistos como desencadeadores do infarto agudo do miocárdio (IAM).

No estudo INTERHEART, pesquisadores exploraram a associação da atividade física aguda e da raiva ou de perturbações emocionais no desencadeamento do IAM para quantificar a importância desses gatilhos potenciais em uma grande população internacional.

Este foi um estudo de caso-controle do primeiro IAM em 52 países. Nesta análise, foram incluídos apenas os casos de IAM e usou-se uma abordagem de caso para estimar o odds ratio para um IAM iniciado dentro de uma hora de ocorrência dos gatilhos.

De 12.461 casos de IAM, 13,6% estavam envolvidos em atividade física e 14,4% em situações de raiva ou perturbações emocionais no período de uma hora antes do início dos sintomas.

A atividade física no período foi associada a maior chance de IAM; intervalo de confiança [IC] de 99%, com um risco atribuível à população de 7,7%.

Raiva ou perturbação emocional no período foi associada com um aumento nas chances de IAM, com um risco atribuível à população de 8,5%.

Não houve modificação de efeito por região geográfica, doença cardiovascular prévia, carga de fatores de risco cardiovasculares, uso de medicamentos de prevenção cardiovascular ou hora do dia ou o dia de início do IAM. A atividade física e a raiva ou perturbação emocional no período foram associadas a um aumento na probabilidade de IAM.

Concluiu-se que o esforço físico e a raiva ou perturbações emocionais são gatilhos associados ao primeiro IAM em todas as regiões do mundo, em homens e mulheres e em todas as faixas etárias, sem efeitos modificadores significativos.




Fonte: Circulation, de 11 de outubro de 2016

Nenhum comentário: