Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Quanto uma criança deve dormir?


O sono é essencial para uma vida saudável e é importante promover hábitos de sono saudáveis na infância. É especialmente importante garantir que, conforme as crianças atinjam a adolescência, elas continuem sendo capazes de obter a quantidade de sono suficiente, segundo Shalini Paruthi, moderadora do consenso que desenvolveu as novas recomendações.

Para promover a saúde, aconselha-se a seguir regularmente a quantidade de sono abaixo (a cada 24 horas), de acordo com a faixa etária:

•Lactentes de 4 a 12 meses: 12 a 16 horas de sono (incluindo cochilos);
•Crianças de 1 a 2 anos de idade: 11 a 14 horas (incluindo cochilos);
•Crianças de 3 a 5 anos de idade: 10 a 13 horas (incluindo cochilos);
•Crianças de 6 a 12 anos de idade: 9 a 12 horas;
•Adolescentes de 13 a 18 anos de idade: 8 a 10 horas.

Esta é a primeira vez que a Academia Americana de Medicina do Sono passa por um método científico formal e rigoroso para se chegar conclusões a respeito da duração ideal do sono em crianças e adolescentes. Este consenso é endossado pela American Academy of Pediatrics, Sleep Research Society e pela American Association of Sleep Technologists.

O painel concluiu que dormir o número recomendado de horas regularmente está associado a melhores resultados globais de saúde, incluindo melhor atenção, comportamento, aprendizagem, memória, equilíbrio emocional, melhor qualidade de vida, saúde física e saúde mental.

Por outro lado, dormir menos horas do que o recomendado é associado a problemas de atenção, comportamento e aprendizagem. O sono insuficiente também aumenta o risco de acidentes, lesões, hipertensão arterial, obesidade, diabetes e depressão. O sono insuficiente em adolescentes está associado ao aumento do risco de automutilação, pensamentos suicidas e tentativas de suicídio. Dormir regularmente mais do que as horas recomendadas pode estar associado a resultados adversos para a saúde, como hipertensão, diabetes, obesidade e problemas de saúde mental.

Os especialistas ainda recomendam que o sono deve ser uma prioridade para toda a família e que os pais têm que ser um modelo para os seus filhos. A maioria dos adultos precisa de pelo menos sete horas de sono, todas as noites, para obter os benefícios de um sono saudável.



Fonte: Journal of Clinical Sleep Medicine, volume 12, número 6, de 2016

Nenhum comentário: