Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Por que nossos cabelos ficam brancos?


A principal causa do aparecimento de cabelos brancos é a queda na produção de melanina (pigmento que dá cor aos pelos e à pele) que ocorre com a idade, uma vez que com o passar dos anos, as células que produzem esse pigmento (melanócitos) sofrem um processo de apoptose (morte), naturalmente programada.

Outra possibilidade é o acúmulo de peróxido de hidrogênio nos folículos pilosos, que bloqueia a síntese da melanina. Com o envelhecimento, a pessoa já não conta com a dose necessária de enzima para romper o peróxido e transformá-lo em água e oxigênio separadamente. O peróxido também pode se acumular por outras razões: hormônios, clima, defeitos genéticos, substâncias contaminantes, toxinas e exposição a certas substâncias.

Estima-se que pelo menos metade da população com mais de 50 anos de idade apresenta fios de cabelos brancos. No entanto, nem sempre o aparecimento dos cabelos brancos é em função da idade. Também pessoas jovens podem ter cabelos brancos, em razão, sobretudo, da hereditariedade. Dos fatores ambientais, a poluição, o estresse e a alimentação desequilibrada são os maiores fatores causadores de fios brancos. Embora não existam evidências científicas que comprovem que o estresse isoladamente leve ao aparecimento de cabelos brancos, registra-se um aumento significativo dessa característica em pessoas que passaram por emoções fortes. Doenças hormonais e deficiências nutricionais também podem levar à despigmentação precoce dos fios de cabelo.

Uma vez instalada, a canície (como é chamado o aparecimento de cabelos brancos) não tem volta. Chamam-se “cabelos grisalhos” àqueles que mesclam fios brancos e pretos ou que contém fios esbranquiçados, mas ainda não totalmente descoloridos.

Reações pessoais ao aparecimento dos cabelos brancos

As reações ao aparecimento dos cabelos brancos variam desde aquelas pessoas que procuram escondê-los até os que os ostentam como um sinal de charme, passando pelos que não se tocam emocionalmente com esse fato. A principal maneira de escondê-los é por meio das tinturas para os cabelos. Há diversas técnicas de pinturas, bem como vários tipos de produtos, shampoos e tonalizantes para quem não queira pintar os fios.


Como os radicais livres são apontados como possíveis aceleradores da despigmentação do cabelo, tem-se desenvolvido produtos que protegem o DNA dos melanócitos para garantir que eles funcionem normalmente por mais tempo. Tem sido tentados produtos para fazer a reposição de uma enzima que o organismo deixa de produzir com a idade e que seria fundamental para a pigmentação do cabelo. Mas tingir os fios continua sendo a solução mais usada para esconder o branqueamento dos cabelos.


Ao longo do tempo, não há como evitar que os cabelos embranqueçam, mas há com retardar este acontecimento. Evitar o estresse e ter uma alimentação bem balanceada visando, sobretudo, os níveis sanguíneos de cobre (encontrado em ostras, mariscos e chocolate amargo), são dois pontos importantes. Recentemente, os cientistas descobriram um remédio que pode “curar” os cabelos grisalhos e brancos. Pesquisaram formas de impedir a ação do peróxido de hidrogênio e chegaram a uma substância chamada pseudocatalase modificada, a qual mostrou ser capaz de reverter a ação do peróxido e, assim, o processo de embranquecimento dos fios e devolver a eles a pigmentação natural.

Nenhum comentário: