Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2016

Disfunção erétil: considerações gerais


A disfunção erétil (impotência) pode ser provocada por um problema vascular, por perturbações neurológicas, por certos fármacos, por anomalias no pênis ou por problemas psicológicos que interferem na excitação sexual.

As causas físicas são mais frequentes nos homens mais velhos e os problemas psicológicos nos jovens. A impotência é um problema que se torna mais frequente com a idade, apesar de não ser considerada uma etapa normal do processo de envelhecimento.

Pelo contrário, aparece como resultado de problemas subjacentes que surgem frequentemente nas pessoas mais velhas. Cerca de 50 % dos homens com 65 anos e 75 % dos homens com 80 são impotentes.

Com o pênis precisa de um fluxo de sangue adequado para atingir a posição erecta, as doenças nos vasos sanguíneos, como a aterosclerose, podem provocar impotência.

A impotência também pode ser provocada por um coágulo de sangue ou então por uma cirurgia vascular que impeça o fluxo de sangue arterial para o pênis. Em 75 % dos homens impotentes que têm um funcionamento neurológico e hormonal normal, o sangue chega ao pênis de forma correta, mas sai com demasiada rapidez.

As afecções dos nervos que entram e que saem do pênis também podem provocar impotência. Estas afecções podem ter causas muito diversas, como lesões, diabetes mellitus, esclerose múltipla, acidentes cerebrais agudos e fármacos.

O diabetes causa uma neuropatia periférica, um padrão específico de lesão nervosa e que é uma causa muito frequente de impotência, em especial nas pessoas idosas. O alcoolismo provoca uma neuropatia periférica semelhante. Uma doença da porção inferior da espinal medula e a cirurgia do recto ou da próstata também podem danificar os nervos do pênis.

Os medicamentos são responsáveis por aproximadamente 25 % dos casos de impotência, em especial nos homens mais velhos, que têm tendência para consumir mais fármacos. Os fármacos que mais frequentemente provocam impotência incluem todos os anti-hipertensores, os antipsicóticos, os antidepressivos, alguns sedativos, a cimetidina e o lítio. O álcool também pode provocar impotência.

Em certos casos, a impotência tem a sua origem em problemas hormonais. As baixas concentrações de testosterona, por exemplo, podem provocar impotência. No entanto, os baixos valores de hormona masculina, que tendem a aparecer com o envelhecimento, estão mais estreitamente relacionados com uma diminuição do impulso sexual (líbido).

Certos factores psicológicos, como a depressão e a ansiedade, podem conduzir à impotência, tal como a culpa sexual, o medo da intimidade e a ambivalência em relação à orientação sexual.

Nenhum comentário: