Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Atraso menstrual...


Na maioria das mulheres, o ciclo menstrual normal dura cerca de 28 dias. No entanto, um intervalo entre 25 e 35 dias é considerado normal. O ciclo menstrual tem início no primeiro dia da menstruação e termina quando a menstruação seguinte se inicia. A menstruação ocorre durante os anos férteis da vida da mulher, que se iniciam na adolescência e duram até a menopausa.

O ciclo menstrual é dividido em três fases:
1.Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e dura cerca de doze dias.
2.Fase ovulatória: dura cerca de oito dias, durante os quais ocorre a ovulação (normalmente no meio do ciclo).
3.Fase lútea: prepara o útero para o início da próxima menstruação.

Ao final dessas três fases, não ocorrendo gravidez, dá-se a menstruação. No entanto, o ciclo menstrual sofre a interferência de muitos fatores inevitáveis que fazem com que ele fique irregular e sofra atrasos.
•Conheça melhor como é o ciclo menstrual lendo: "Ciclo menstrual: como ele é?"
•Como saber o dia da ovulação? Conheça o método da arborização em "Dia da ovulação: o que é o método da arborização?" e em "Ovulação: o fenômeno da arborização pode ajudar a saber o dia da ovulação por um método natural alternativo"

O atraso menstrual geralmente gera uma grande reação emocional. De susto na mulher que não deseja estar grávida e de júbilo naquela que está esperando pela gravidez.

A menstruação pode estar atrasada porque a mulher está grávida, mas nem sempre este é o motivo. Na maioria das vezes, o atraso menstrual não é motivado por uma gravidez, pois inúmeras outras situações como ansiedade, nervosismo, estresse, emoções fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas pode levar ao atraso da menstruação.

Também certos remédios, algumas doenças sistêmicas e mudanças rápidas nos níveis de gordura corporal podem alterar o ciclo menstrual. Além disso, algumas pílulas anticoncepcionais podem ser responsáveis por interromper os ciclos menstruais ou torná-los irregulares. Ainda além destas causas, logo após a menarca e na menopausa, os ciclos menstruais são irregulares e a menstruação tende a atrasar. Uma menina que há pouco teve sua primeira menstruação pode ter ciclos menstruais irregulares durante os próximos cinco anos, com atrasos menstruais. Por sua vez, a menopausa, que pode ocorrer já aos 40 anos, pode ter o mesmo efeito. Em todos esses casos, é “normal” não ter menstruação.

O atraso na menstruação pode durar de três dias a um ou dois meses e não ser motivo para preocupações, mas sempre que ele se estender por mais de cinco dias, o médico deve ser consultado para que a causa possa ser identificada e tratada, quando necessário.
•Leia também: "Sintomas Precoces de Gravidez" e "Diagnóstico precoce de gravidez: você está ou não está grávida?"

É muito importante saber se o atraso menstrual se deve ou não à gravidez, porque as atitudes a seguir são muito diferentes. Se houve contato sexual desprotegido cerca de 14 dias antes, a grande probabilidade é de que a mulher esteja grávida, sobretudo se os ciclos menstruais anteriores eram regulares. A mulher deve, então, fazer um teste de gravidez. Se o teste for negativo, é muito provável que não esteja grávida e que o atraso se deva a outras causas, como em atletas ou pessoas com excesso de atividade física; dietas muito restritivas; má alimentação ou distúrbios alimentares como anorexia ou bulimia; excesso de estresse ou alterações hormonais.

A primeira suspeita das causas do atraso menstrual é a gravidez, a não ser que a mulher possa dar informações muito confiáveis que excluam essa possibilidade, o que nem sempre é o caso. Essa possibilidade pode ser confirmada ou não por meio dos testes de gravidez. As demais causas dependem de uma avaliação clínica e de alguns testes laboratoriais confirmatórios.

Muitos casos de atrasos menstruais que não se devam à gravidez resolvem-se por si mesmos, independentemente de qualquer tratamento medicamentoso e sem que uma causa se torne conhecida, bastando tranquilizar a mulher. Outros casos dependem de mudanças nos hábitos de vida. Quando existe uma causa orgânica definida, ela deve ser tratada pelos meios próprios.

Nenhum comentário: