Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Artrite Séptica ou Artrite Infecciosa


A artrite séptica, ou artrite infecciosa, é uma infecção dolorosa em uma articulação, pela invasão de um microrganismo patógeno (bactéria, vírus ou fungo).

A infecção que causa a artrite séptica pode vir através da corrente sanguínea, a partir de outra parte do corpo ou de uma lesão penetrante que permite a entrada de germes diretamente na articulação. A artrite séptica pode ser causada por infecções bacterianas, virais ou fúngicas. A infecção bacteriana por Staphylococcus aureus é a mais comum, mas uma mesma articulação pode ser infectada por mais de uma bactéria diferente.

A infecção bacteriana pode se desenvolver quando uma infecção da pele ou do trato urinário, por exemplo, se espalha através da corrente sanguínea para uma articulação ou, menos comumente, uma perfuração, injeção de drogas ou cirurgia próxima a uma articulação abre caminho para germes que alcançam o espaço da articulação.

A inflamação pode aumentar a pressão no interior da articulação e reduzir o fluxo de sangue dentro dela, contribuindo para o dano. As infecções articulares crônicas são muitas vezes provocadas por bacilos da tuberculose ou fungos.

Assim que o agente microbiano penetra na articulação, ele inicia uma série de reações inflamatórias que ativam a liberação de citocinas e outras enzimas colágeno degradantes, o que pode levar a um permanente dano articular ou à sua total destruição. Essas substâncias podem induzir proliferação da membrana sinovial, granulação tecidual, neovascularização e infiltrações por células polimorfonucleares, o que pode resultar, se não for tratado, na destruição do osso e da cartilagem.

O dano articular pode progredir mesmo depois da erradicação dos microrganismos, pois a persistência dos antígenos bacterianos e proteinases dentro da articulação continuarão promovendo uma resposta inflamatória.

A artrite séptica atinge mais o sexo masculino e os extremos de idades (crianças e idosos). Quando o médico julga que o paciente possa estar com artrite infecciosa, deve tentar localizar logo a “porta de entrada”. Embora existam várias “portas de entrada” possíveis, as mais comuns são feridas na pele, infecção de garganta, infecção urinária, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), lesões de pele e drogas injetáveis.

Em geral, os sintomas da infecção se manifestam intensamente e de forma aguda. Os fungos ou as micobactérias costumam causar sintomas de menor intensidade e afetar apenas uma articulação, raramente várias simultaneamente. Os joelhos são as articulações mais comumente afetadas, mas a artrite séptica também pode acometer outras articulações, como os quadris e ombros, por exemplo.

A infecção pode danificar rápida e severamente a cartilagem envolvida, bem como o osso dentro da articulação, de modo que o pronto tratamento é crucial. A artrite séptica normalmente provoca extremo desconforto e dificuldade de usar a articulação afetada. A articulação pode se apresentar inchada, vermelha e quente e o paciente pode ter febre.

A história clínica e o exame físico constituem o passo inicial para o diagnóstico da artrite séptica, mas ele pode ser complementado pelos seguintes testes de laboratório: análise e cultura do líquido articular (cor, consistência, volume e composição); exames de sangue; exames de imagem (radiografias e outros). Quando há artrite, este líquido assume aspecto leitoso ou amarelado-esverdeado, frequentemente purulento, contendo grande número de células brancas e bactérias.

A artrite séptica tem cura, mas seu tratamento deve ser iniciado o mais prontamente possível, geralmente num hospital, com o uso de antibióticos venosos e drenagem da articulação, para não deixar sequelas. Após isso, o tratamento deve ser continuado com fisioterapia para recuperar a integridade funcional da articulação comprometida.

A drenagem pode remover o líquido articular através de agulha, artroscopia ou cirurgia aberta. Esse procedimento tanto é um recurso terapêutico como diagnóstico, servindo para análise laboratorial do líquido. Para selecionar o antibiótico mais eficaz, o médico deve fazer identificar em laboratório o micróbio causador da infecção.

De início, os antibióticos para combater a infecção são dados por via venosa, porém mais tarde, quando a infecção cedeu um pouco, passam a ser dados oralmente. As infecções causadas por fungos tratam-se com medicamentos antimicóticos e as tuberculosas com uma combinação de antibióticos. As infecções virais costumam melhorar de forma espontânea e só é necessária terapia para a dor e a febre. Uma “lavagem” articular pode ser necessária para que um grande número de bactérias e produtos da inflamação sejam rapidamente retirados da articulação.

O prognóstico da artrite séptica gonocócica é melhor que o da artrite séptica não gonocócica.

Na maioria dos casos tratados precocemente, a evolução é favorável. No entanto, o atraso no diagnóstico e no tratamento pode fazer com que a artrite séptica evolua para uma perda total da cartilagem, levando à rigidez articular e anquilose.

Se o tratamento for delongado, a artrite séptica pode levar à degeneração e a danos permanentes da articulação, sobretudo se houver pus.

Nenhum comentário: