Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Nódulos tireoidianos benignos: como deve ser o acompanhamento?


A detecção de nódulos da tireoide assintomáticos aumentou. Não há consenso sobre a melhor maneira de acompanhar as lesões comprovadamente benignas na citologia e os nódulos não suspeitos à ultrassonografia. As diretrizes atuais recomendam exames de ultrassonografia seriados e reavaliação da citologia em caso de observação de crescimento significativo.

Para determinar a frequência, a magnitude e os fatores associados a alterações no tamanho de nódulos da tireoide foi realizado um estudo publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA).

O estudo observacional, prospectivo, multicêntrico, envolveu 992 pacientes com 1 a 4 nódulos de tireoide detectados por ultrassonografia ou citologia, benignos e assintomáticos. Os pacientes foram recrutados a partir de oito centros de referência em doenças da tireoide, na Itália, entre 2006 e 2008. Os dados recolhidos durante os primeiros cinco anos de acompanhamento, até janeiro de 2013, foram analisados.

O crescimento do nódulo (desfecho primário) foi avaliado com exames anuais de ultrassonografia da tireoide. As alterações de tamanho foram consideradas significativas quando havia um aumento de 20% ou mais no crescimento, registrado em pelo menos dois diâmetros dos nódulos, com um aumento mínimo de dois milímetros. Foram identificados fatores associados ao crescimento. Os desfechos secundários foram a detecção ultrassonográfica de novos nódulos e o diagnóstico de câncer da tireoide durante o acompanhamento.

O crescimento do nódulo ocorreu em 153 pacientes. 174 dos 1567 nódulos originais aumentaram de tamanho, com uma média de aumento de diâmetro em cinco anos de 4,9 mm; passando de 13,2 mm a 18,1 mm. O crescimento do nódulo foi associado à presença de múltiplos nódulos, a volumes de nódulos maiores do que 0,2 ml e ao sexo masculino, enquanto que uma idade de 60 anos ou mais foi associada a um menor risco de crescimento do que a idade mais jovem que 45 anos.

Em 184 indivíduos os nódulos regrediram espontaneamente. O câncer de tireoide foi diagnosticado em cinco nódulos originais, apenas dois tinham crescido. Um câncer incidental foi encontrado na tireoidectomia em um nódulo não visualizado. Novos nódulos se desenvolveram em 93 pacientes, com a detecção de um câncer.

Entre os pacientes estudados com nódulos benignos e assintomáticos, diagnosticados por ultrassonografia ou citologia, a maioria dos nódulos não exibiu aumento de tamanho significativo durante cinco anos de acompanhamento e o câncer de tireoide foi raro nesses pacientes. Estes resultados apoiam uma revisão nas recomendações das diretrizes atuais para o seguimento de nódulos assintomáticos da tireoide.



Fonte: The Journal of the American Medical Association (JAMA), volume 313, número 9, de 3 de março de 2015

Nenhum comentário: