Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2016

Topiramato


O topiramato é um novo antiepilético com forte ação antimaníaca e controlador de agressividade

O topamax é uma medicação que apresenta forte efeito também sobre a capacidade de concentração, devendo, por isso, ser elevado gradualmente para que o prejuízo nessa área seja o mínimo possível.

Tem sido indicado, clinicamente, como auxiliar no tratamento da enxaqueca, mas eu, pessoalmente não vejo resultados reais.

Há quem diga que é um bom auxiliar como coadjuvante no tratamento da fibromialgia e parece ajudar mesmo.

Quando necessário a elevação da dose pode levar três meses ou mais para atingir a dose adequada, pois, algumas vezes, pode ser necessário uma elevação lenta, dependendo de cada paciente.

Recomenda-se o intervalo de uma semana para acrescentar 50mg da medicação, ou 25mg.

A dose máxima recomendada é de 1.600mg por dia, mas eu não utilizaria esta dose.

Como ele tem um tempo de ação longo pode ser administrado uma vez ao dia, ou distribuído ao longo do dia para diminuir os efeitos colaterais.

O mecanismo de ação do topiramato não está completamente esclarecido, mas observa-se uma atuação sobre o GABA elevando sua atividade e bloqueando a ação do glutamato.

Por ser uma medicação nova não houve ainda tempo suficiente para se estudar todas as aplicações dessa medicação, mas a eficácia para a epilepsia e para a mania já está bem definida.

Uma área promissora para essa medicação talvez venha a ser para o tratamento do do estresse pós-traumático que permanece com resultados parciais ou demorados no tratamento.

Na área das conjecturas, diz-se que ele ajuda a emagrecer: não duvido que em alguns casos possa ser um grande auxiliar.

Enfim, parece ser mais um daqueles medicamentos com várias utilidades. Com o tempo aprenderemos!

Nenhum comentário: