Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2016

Quer melhorar a sua memória?


1 – Durma bem:

Os grupos do WhatsApp, as várias notificações das demais redes sociais e até os projetos pessoais podem ser mais tentadores do que dormir cedo, mas para ter uma boa memória, é necessário ter uma boa noite de sono. Quando não dormimos o suficiente, acabamos esquecendo as informações com mais facilidade e, pior, nosso cérebro pode criar falsas memórias e nos levar a lembrar de coisas que sequer aconteceram.

2 – Foco

Antes de estudar, de ler um artigo importante ou de aprender uma nova função, esteja descansado e evite distrações. Para memorizar algo é preciso se concentrar e limitar outros estímulos, portanto, procure desligar o celular, não ouvir música, nem deixar a televisão ligada. Se a tentação de visualizar as notificações for mais forte, desligue o Wi-Fi.

3 – Aceita um café?

Se você gosta de café, pode continuar com o hábito. Um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins descobriu que duas xícaras de café ajudam a reter informações. Para aproveitar os benefícios da bebida, beba-a depois de reuniões e treinamentos ou assim que começar a trabalhar.

4 – Faça corridas

Sabia que correr ajuda a retardar o envelhecimento do cérebro? A neurocientista Sandrine Thuret explica que mesmo na idade adulta conseguimos produzir novos neurônios e, atividades como correr, transar e estudar, estimulam a neurogênese e, consequentemente, turbinam nossa memória.

5 – Bloco de notas

Não deixe o bloquinho e a caneta de lado! Rabiscar enquanto aprendemos outras funções aumenta nossa memorização. Segundo Sunita Brown, autora do livro The Doodle Revolution, rabiscar é uma ferramenta útil para a memória e pode interferir na forma como processamos informações e resolvemos problemas.

6 – Conecte informações

Conecte as novas informações com outras que já façam parte do seu cotidiano. Se estiver aprendendo um novo idioma, relacione as novas palavras com sons que você conhece. Outra forma de lembrar é associando a objetos, tanto pessoas quanto relatórios, documentos e afins. Por exemplo: você conheceu seu novo colega de trabalho, o Pedro, e ele estava perto da janela. Uma forma de lembrar seu nome é pensando nele como Pedro da janela. Pode parecer uma dica esquisita, mas funciona.

7 – Botão soneca

Precisa memorizar um número de telefone, endereço ou uma senha rapidamente? Ao invés de repetir as informações incansavelmente, relembre-as de 15 em 15 segundos ou espere entre um a dois minutos para relembrar.

8 – O que você está ouvindo?

Tudo bem, a gente disse que para se concentrar em um novo aprendizado é importante se desconectar, não ouvir músicas e nem ligar a TV, mas se você adora ouvir um som, use suas músicas favoritas para memorizar. Como? Crie uma espécie de “paródia”, reescreva a letra da canção com as informações que você precisa lembrar.

9 – Sistema de pinos

Mais um método estranho? Pode ser… mas o sistema de pinos é muito útil e simples para se lembrar de algo. Precisa memorizar uma informação? Um site, artigo, livro? Pense em cada dado como uma parte do corpo humano e associe-o com o seu dedo, seu cabelo, seus olhos, por exemplo.

10 – Fique atento aos aromas

Você sabia que o olfato é um gatilho para a memória? Relacione a informação que você deseja lembrar com um aroma, seu perfume, por exemplo. Ao realizar um teste e usar o mesmo perfume no dia, seu desempenho pode ser melhor. Outra dica é ter um vasinho de alecrim por perto, a planta aumenta as funções cognitivas.




fonte: Localweb

Nenhum comentário: