Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Exercícios para tratar a asma


Os benefícios do treinamento aeróbico para as principais características da asma, como hiperresponsividade brônquica (HRB) e inflamação são mal compreendidos.

Pesquisadores coordenados pelo Professor Celso Carvalho, do Departamento de Medicina da Escola de Medicina da Universidade de São Paulo, avaliaram os efeitos do treinamento aeróbico sobre a HRB (desfecho primário), citocinas inflamatórias séricas (resultado secundário), controle clínico e qualidade de vida na asma pelo questionário Asthma Quality of Life Questionnaire [AQLQ] (resultados terciários).

Cinquenta e oito pacientes foram aleatoriamente designados para o grupo controle (GC) ou para o grupo de treinamento aeróbio (GT).

Os pacientes do GC (programa educacional + exercícios de respiração SHAM) e do GT (mesmo que o GC + treinamento aeróbio) foram acompanhados durante três meses.

A HRB, as citocinas séricas, o controle clínico, o questionário AQLQ, a expectoração induzida e a concentração da fração exalada do óxido nítrico (FeNO) foram avaliados antes e após a intervenção.

Os resultados após 12 semanas mostraram que 43 pacientes (21 GC / 22 GT) completaram o estudo e foram analisados.

O treinamento aeróbio reduziu a hiperresponsividade brônquica e as citocinas pró-inflamatórias séricas, com melhoria da qualidade de vida e diminuição das exacerbações da asma em pacientes com asma moderada ou grave.

Estas conclusões sugerem que a adição de exercícios aeróbicos, como terapia adjuvante para o tratamento farmacológico da asma, pode melhorar as características principais responsáveis por esta patologia.

Fonte: Thorax, publicação online de 10 de junho de 2015

Nenhum comentário: