Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Guaraná


O guaraná é um produto elaborado a partir das sementes de Paullinia Cupana, planta originária do Amazonas, cujas propriedades já são bastante conhecidas pelos indígenas brasileiros como afrodisíaco, tônico e estimulante geral.

É a planta com a maior concentração de cafeína, acima de 4%.

As principais ações do guaraná no organismo devem-se às metilxantinas, especialmente a trimetilxantina ou cafeína, as quais conferem propriedades cardiotônicas e estimulantes do sistema nervoso central (SNC), devido a ação pronunciada destas substâncias sobre o metabolismo celular.

O guaraná, devido ao seu elevado teor de cafeína, que estimula a SNC, aumenta sobremaneira o poder de concentração, por isto é bastante utilizado por estudantes.

É também ideal como estimulante nos casos de cansaço, fraquezas em geral, indisposições, estresse físico e mental, prisão de ventre, eliminação de gases digestivos, problemas geriátricos e como preventivo do envelhecimento precoce. Entretanto, pessoas cardíacas ou hipertensas somente devem usá-lo sob supervisão médica.

Também não é recomendado para indivíduos com úlcera péptica ativa.

Atua sobre a circulação promovendo uma vasodilatação por ação direta sobre a musculatura vascular, pela presença das xantinas; as metil-xantinas têm um efeito pronunciado sobre o metabolismo celular, estimulando os processos químicos associados a musculatura e ao sistema nervoso central.

A cafeína tem ação sobre o músculo estriado, promovendo maior produção de ácido láctico e aumentando o consumo de oxigênio.

Esses efeitos são associados a uma liberação espontânea e prolongada de calor, que dura até depois do músculo ter relaxado. O tanino tem ação sobre a secreção intestinal, ajudando a normalizar funções gástricas. Trata-se de um tônico eficaz, que por suas propriedades, ajuda a recuperar o organismo.

Como fitoterápico é indicado para esgotamento, astenia, depressão nervosa, perturbações gastro-intestinais (flatulência, fermentações anormais, diarréia).

Auxilia nos envenamentos por depressores, combate a enxaqueca e favorece a atividade intelectual.

Pode causar irritação gástrica, hipertensão e diarréia.

Em pacientes susceptíveis pode causar úlcera péptica. Indivíduos sensíveis a cafeína só devem ingerir guaraná junto com alimentos.

Portadores de problemas cardíacos e hipertensos só devem usá-la com orientação médica. Não há referência a gestação e lactação na literatura consultada.

Deve ser armazenado em recipiente hermético, ao abrigo do calor, umidade e luz solar direta.

Nenhum comentário: