Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Furúnculos


O furúnculo é uma infecção profunda do folículo piloso (foliculite), resultando em acúmulo de pus e tecido morto em uma área inchada e dolorosa na pele.

Além do folículo piloso, o furúnculo envolve a glândula sebácea e o tecido subcutâneo próximo a ele.

Os furúnculos são, pois, nódulos cheios de pus. Uma área amarelada na parte central, indicativa da presença de pus, assinala também o ponto por onde o furúnculo drenará ou poderá ser drenado. A ocorrência repetitiva de furúnculos é chamada furunculose crônica.

Normalmente, a causa dos furúnculos são bactérias presentes na pele, tais como o Staphylococcus aureus, um tipo bastante comum.

No entanto, o furúnculo também pode ser causado por outras bactérias ou fungos. A infecção bacteriana começa nos folículos pilosos e causa celulite local e inflamação.

Diabetes mellitus, obesidade, anemia, neoplasias linfoproliferativas e uso de drogas imunossupressoras são fatores de risco importantes para a furunculose.

As pessoas que apresentam furúnculos recorrentes quase sempre têm histórico familiar positivo.

Outras causas incluem deficiências do sistema imunitário, desnutrição, alcoolismo e falta de higiene.

As doenças de pele podem favorecer a recorrência dos furúnculos, devido à colonização persistente da pele por estirpes de Staphylococcus aureus, tal como é o caso em indivíduos com dermatite atópica.

Os furúnculos também podem ser causados por outras condições que afetem a pele ou por fatores de ordem sistêmica que diminuam a resistência orgânica, favorecendo a eclosão de furúnculos.

Os furúnculos são protuberâncias de tamanhos variáveis, de acordo com a profundidade dos tecidos infectados, desde um pequeno grão até uma bola de golfe, em torno de um folículo piloso, que normalmente ficam quentes e muito dolorosas.

Em quadros graves, o indivíduo pode apresentar febre, inchaço dos gânglios linfáticos e fadiga.

Os furúnculos podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas acontecem sobretudo nas nádegas ou perto do ânus, costas, pescoço, abdômen, peito, braços ou pernas. Podem aparecer também ao redor dos olhos e/ou no canal do ouvido.

Em geral, os furúnculos crescem em locais acometidos por alguma ferida ou picada de inseto, que facilitam a entrada da bactéria ou nas regiões com pelos e mais expostas à umidade, pressão, atrito ou a substâncias gordurosas que facilitam a obstrução dos folículos pilosos.

A aplicação regular de uma compressa quente e úmida, tanto antes como após o furúnculo ter drenado, ajuda a acelerar a cicatrização.

As mãos ou instrumentos devem ser bem lavados depois de tocar os furúnculos e quaisquer curativos devem ser eliminados com cuidado, a fim de evitar a propagação das bactérias.

Um médico pode cortar ou "lancetar" o furúnculo para drenar o pus, mas não se deve tentar fazer isso em casa, pois isso pode espalhar ainda mais a infecção.

Antibióticos podem ser recomendados para furúnculos grandes ou recorrentes ou os que ocorrem em áreas sensíveis, tais como virilha, seios, axilas, ao redor ou nas fossas nasais ou na orelha.

Os casos mais graves e crônicos devem ser tratados com antibióticos, injeções intralesionais de esteroides e remoção por cirurgia plástica. Os Staphylococcus aureus tem a capacidade de adquirir facilmente resistência antimicrobiana, tornando o tratamento mais difícil.

Em alguns casos, torna-se necessária a coleta de material da lesão para fazer cultura e antibiograma, verificando a sensibilidade da bactéria aos agentes antimicrobianos.

O furúnculo pode resolver-se por si próprio sem vir a furo, mas mais frequentemente precisará ser aberto e drenado.

Ele também pode drenar espontaneamente dentro de duas semanas.

Um ponto amarelo ou branco sobretudo no centro do nódulo pode ser visto quando o furúnculo está pronto para drenar sua carga purulenta.

As complicações mais comuns dos furúnculos são infecções e cicatrizes na pele, medula espinhal, cérebro, rins ou outros órgãos.

As infecções também podem se espalhar para a corrente sanguínea, constituindo risco de vida ou causar outras infecções à distância (abscessos, osteomielite, endocardite, pneumonia, etc.).

Nenhum comentário: