Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Finasterida e DHT



Meninos que nascem sem a capacidade de converter Testo em DHT nascem com genitálias ambíguas, pênis mal formados.

Pseudo-hermafroditas.

Desenvolvimento das características masculinas na puberdade.

O DHT é o responsável pelo aparecimento de pelos no corpo (inclusive a barba), crescimento do pênis, desenvolvimento da libido e função sexual e da próstata.

Os pseudo-hermafroditas não desenvolvem estas funções na puberdade, mesmo tendo um nível de testosterona normal. Eles apenas desenvolvem a musculatura masculina, apesar de ter o corpo liso e do seu órgão sexual estar entre um clitóris superdesenvolvido e um micro pênis. No entanto, nunca desenvolvem calvície.

O DHT é um hormônio 5 vezes mais erógeno e potente que a testosterona.

A verdade é que a medicina ainda está engatinhando na tarefa de explicar a libido do homem e como os hormônios trabalham em conjunto.

O que se sabe é que há um equilíbrio muito sutil entre testosterona, testosterona livre, DHT, estrógeno e prolactina no cérebro.

Além disso, cada um desses hormônios têm sub produtos, é reduzido por enzimas em outros hormônios.

É como se fosse uma grande rede interconectada e um sofre influência do outro... O DHT inclusive, é posteriormente transformado, através da mesma 5 alpha reductase em 3 Alfa Androstenediol Glucoronídeo

Mulheres com alto nível de 3 Adiol G apresentam excesso de pelos e dificuldades de reprodução... é também um hormônio masculinizante.

Infelizmente também foi constatado um nível extremamente baixo de 3 Alfa Androstenediol Glucoronídeo em homens com efeitos persistentes da Finasterida.

Para entender como a Finasterida pode afetar o equilíbrio hormonal do homem, é preciso entender um pouco como ele funciona. A depender da idade, esse equilíbrio ocorre de forma distinta. Homens na andropausa ("menopausa" masculina) apresentam alto nível de DHT e estrógeno e nível médio de testosterona, além de um nível mais alto de prolactina.

Já homens jovens apresentam "baixo" nível de DHT e estrógeno, alto nível de testosterona e baixo nível de prolactina. Após a ejaculação, em qualquer idade, o nível de prolactina no cérebro sobe rapidamente, o que causa desinteresse sexual naquele momento. Quanto mais novo você
é, mais rápido o nível de prolactina volta a diminuir, e mais rápido você sente o interesse sexual novamente. Homens mais velhos tem um nível de prolactina mais alto e portanto são mais desinteressados por sexo.

Esse aumento no nível de prolactina é causado pelo aumento de estrógeno que acontece naturalmente ao envelhecer. O corpo, para manter o equilíbrio, e ointeresse sexual ao envelhecer, aumenta o nível de DHT sempre que o nível de estrógeno aumenta.

Eles são interligados. O excesso de testosterona é convertido em DHT e estrógeno em níveis semelhantes. Então, para facilitar o entendimento, numa simplificação: No homem, o DHT aumenta a libido e o Estrógeno diminui (porque é interligado à prolactina no cérebro).

Para manter o equilíbrio do corpo do homem, o DHT e o estrógeno são antagônicos na função mas análogos na quantidade. São interligados, quando o nível de um é baixo, o nível do outro também é.

Quando o nível de um aumenta, o nível do outro também aumenta. Nunca, em estado natural, o homem apresenta alto nível de estrógeno e baixo de DHT, porque o estrógeno é um hormônio altamente feminilizante e o DHT altamente masculinizante.

Apenas quando o homem toma Finasterida, ele causa esse desequilibrio no corpo.

Um pequeno esquema para facilitar o entendimento. Repare que o nível de DHT em homens jovens, mesmo sendo baixo se comparado a um homem maduro, dá a ele uma libido maior. Isso porque ele tem um nível de estrógeno baixo também. Lembre-se, o estrógeno neutraliza a libido no homem:

Homens Jovens (situação normal)
Testosterona - nível alto
DHT nível mediano - normal
Estrógeno (estradiol) nível mediano - normal
Prolactina baixa - normal
Resultado: Libido alta

Homens maduros (situação normal)
Testosterona - media
DHT - elevado
Estrógeno (estradiol) - elevado
Prolactina - media
Resultado: Libido mediana

Homens velhos (situação normal)
Testosterona media-baixa
DHT - médio
Estrógeno (estradiol) - médio
Prolactina media-elevada
Resultado: Libido baixa

Homens jovens que tomam Finasterida - primeiro momento
Testosterona mais alta (15 a 20%)
DHT baixíssimo (reduzido em 70%)
Estrógeno (estradiol) ?
Prolactina ?
Resultado: ?

Homens jovens que tomam Finasterida - segundo momento, reequilibrio do corpo
Testosterona alta
DHT baixíssimo (reduzido em 70%)
Estrógeno (estradiol) elevado (o excesso de testosterona é convertido só em
Estrógeno, ao invés de E2 e DHT. Tendência de feminilização do corpo)
Prolactina aumentada (um aumento de estrógeno tende a causar aumento da prolactina também)
Resultado: libido reduzida

Os 2 últimos esquemas são os únicos desequilibrados. A longo prazo isso é insustentável para o corpo do homem. Isso porque como eu disse antes, o DHT e o Estrógeno são interligados.

O DHT é a proteção natural do corpo masculino contra o aumento de estrógeno (estradiol). Com a Finasterida, força-se artificialmente um nível baixo de DHT, então o excesso de Testosterona se converte somente em Estrógeno ao invés de DHT e estrógeno. O corpo vai tentar diariamente
encontrar o equilíbrio, enquanto você o mantém artificialmente nesse estado. O problema é que o corpo pode achar um equilíbrio de uma forma que não seja boa para o paciente... E isso pode explicar os efeitos persistentes causados pelo Finasterida em alguns homens.

Nenhum comentário: