Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de julho de 2015

Axilas, pescoço ou virilha escurecidos? Pode ser acantose...


A acantose é uma doença dermatológica rara, caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras na pele, às vezes extensas, consequentes a uma hiperqueratose (excesso de queratina) e uma hiperpigmentação (aumento de pigmentação escura).

É uma doença que resulta da proliferação de certas células da epiderme, como os queratinócitos, as células de Toker, as células de Merkel ou os melanócitos (células produtoras de melanina), por exemplo.

Quando esse processo ocorre em direção da camada córnea e provoca alongamento das papilas dérmicas recebe o nome de papilomatose; quando penetra na derme essa proliferação é chamada de neoplasia invasiva.

As lesões da acantose podem surgir igualmente tanto em homens quanto em mulheres, podendo afetar pessoas saudáveis ou estar associada a outros problemas de saúde, como diabetes, obesidade, hipo ou hipertireoidismo, acromegalia, doença do ovário policístico, síndrome metabólica, síndrome de Cushing, etc.

Alguns casos são genéticos e em alguns outros a etiologia permanece desconhecida.

O hormônio do crescimento e os contraceptivos orais também podem causar acantose.

Há quatro tipos conhecidos de acantose:

(1) A síndrome de Miescher, que é benigna e hereditária;
(2) A síndrome de Gougerot Carteaud, que também é benigna, possivelmente hereditária e própria de mulheres jovens;
(3) A pseudoacantose, que é uma forma juvenil benigna associada à obesidade e a outras alterações endócrinas;
(4) A acantose maligna, que geralmente ocorre no adulto e com frequência se associa a tumores do tubo digestivo e do fígado.

O sinal inicial costuma ser um leve escurecimento da pele, que depois começará a se tornar cada vez mais grossa e escura, formando uma extensa mancha escura.

O processo é lento e pode demorar anos até atingir o estágio definitivo.

Além de tornar a pele escurecida e grossa, a acantose causa prurido no local das lesões, embora isso não seja a regra.

Além de escuros e grossos os locais acometidos ficam aveludados e verrugosos.

Os locais mais afetados pela acantose são as axilas, o pescoço e a virilha, podendo haver outros, como pés, mãos e lábios.

As dobras e as pregas do corpo são os locais preferidos.

O diagnóstico da acantose pode ser feito por meio do relato dos pacientes e por uma observação detida das lesões, porque os sinais da acantose são bastante evidentes e característicos.

As alterações na pele são os únicos sinais que essa disfunção provoca e examinar suas aparências, localizações, contornos e coloração, entre outras coisas, fornece importantes dados para o diagnóstico.

O tratamento deve começar imediatamente, tão logo feito o diagnóstico, porque embora não haja um tratamento específico para a doença, alguns fármacos podem ser utilizados para prevenir ou minorar as alterações na pele.

A aplicação de laser e a termoabrasão podem amenizar os danos à pele.

O tratamento psicológico e os grupos de apoio também podem ser úteis para alguns pacientes, porque pode haver lesões tão extensas que podem levar à depressão e a outros problemas psicológicos. Algumas pomadas, bem como a vitamina A, podem ser usadas na tentativa de suavizar as lesões.

A acantose que pode surgir em pacientes obesos diminui com a perda de peso.

Não há como prevenir as formas herdadas de acantose.

De qualquer maneira, o paciente deve manter hábitos de vida saudáveis, praticar esportes, controlar seu peso corporal e manter uma dieta equilibrada.

A acantose costuma evoluir de maneira lenta e gradual, durante anos. Nos casos em que uma causa possa ser detectada e removida a doença costuma involuir.

Diante dos sinais e sintomas de acantose não deixe de consultar um médico, porque apesar da acantose em geral não ser uma doença grave é preciso garantir não se tratar de sua forma maligna.

Nenhum comentário: