Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de maio de 2015

Reumatismos


O termo “reumatismo” ou “doença reumática” é usado na linguagem coloquial para referir-se a uma vasta gama de sintomas deformantes e dolorosos que acometem os músculos, ossos e tecidos conectivos, principalmente nas articulações. Há mais de 100 doenças classificadas como reumatismo ou doenças reumáticas.

Não há, pois, no contexto da Medicina, uma doença única chamada “reumatismo”, como em geral se faz supor.

O termo “reumatismo” foi banido há muito tempo da maioria dos dicionários médicos, mas ainda é usado informalmente.

Por outro lado, mesmo no conceito popular o conceito de “reumatismo” é tão abrangente que a menção ao termo quase não permite saber-se do que se trata.

Em geral, o termo é aplicado para referir-se às artrites, mas entre as doenças incluídas neste rol estão, entre outras, a espondilite anquilosante, bursites e tendinites dos ombros, punhos, joelhos, etc., capsulites, osteoartrites, artrite reumatoide, polimiosite, dermatomiosite.

Há duas formas de "reumatismo":

•"Reumatismo" articular: afeta as articulações e comumente inclui a artrite reumatoide, o lúpus, a gota, a espondilite, etc.

•"Reumatismo" não-articular: afeta os tecidos moles e músculos e leva a dores regionais.

As doenças reumáticas são consideradas doenças autoimunes, o que significa dizer que o organismo está se voltando contra si mesmo, ou seja, produzindo anticorpos contra o próprio organismo. Antigamente as dores do reumatismo eram consideradas como fazendo parte do envelhecimento.

O “reumatismo” ou doença reumática pode levar a comorbidades ou a outros sofrimentos associados. As mulheres sofrem duas a três vezes mais doenças reumáticas que os homens, sendo que no lúpus essa proporção chega a dez vezes. Ele afeta as capacidades de atividades diárias do paciente e compromete muito a sua qualidade de vida. De maneira geral, pode ser caracterizado por:

1. Dor e desconforto nas articulações ou suas vizinhanças.

2. Dores ao movimentar as articulações afetadas.

3. Dor ao toque, nas regiões atingidas.

4. Falta de flexibilidade articular, especialmente depois de um longo período de imobilidade, como costuma acontecer ao levantar-se.

5. Exercícios leves melhoram os sintomas e exercícios vigorosos os pioram.

6. Piora dos sintomas em resposta a mudanças climáticas para frio ou umidade e melhora deles nas mudanças para climas mais quentes e secos.

7. Melhora dos sintomas, também, em resposta ao aquecimento das áreas afetadas.

O diagnóstico do “reumatismo” ou doença reumática é eminentemente clínico, dependente da história médica dos pacientes.

Os exames de imagem podem confirmar o diagnóstico, depois que a doença está bem evoluída.

Um diagnóstico diferencial deve ser feito com grande parte das pessoas que sofrem diminuição da flexibilidade e dores nas articulações, sem que isso seja “reumatismo” ou qualquer outra doença inflamatória.

A Medicina reconhece que as diversas desordens ditas reumáticas são doenças diferentes, têm causas diferentes e requerem diferentes tipos de tratamentos.

No entanto, na maioria das vezes são usadas drogas analgésicas e anti-inflamatórias.

O diagnóstico precoce permite ao médico planejar um tratamento que ajude o paciente a reduzir a dor e preservar a mobilidade.

Como o agravamento do “reumatismo” está associado com clima frio e úmido, é recomendável que o paciente habite em regiões ou locais mais quentes e secos, que melhorem seus sintomas.

As dores do “reumatismo” podem começar insidiosa ou abruptamente e persistir apenas por um curto período de tempo ou indefinidamente. Elas podem mudar de localização e de características ao longo do tempo.

Nenhum comentário: