Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Dicas de amamentação


1. Devo oferecer uma ou as duas mamas durante a mamada?

Nos primeiros dias deve oferecer as duas mamas, com a duração de 10 a 15 minutos cada.

Após a subida do leite, deverá esvaziar uma mama completamente e só depois oferecer a outra. Na mamada seguinte, deve iniciar pela mama onde o bebé mamou menos.

2. Quantas vezes por dia devo dar de mamar?

Regime livre - os intervalos podem variar entre 2h30 a 4h30 durante o dia e ir até às 5h durante a noite, garantindo 6 a 10 refeições, nas 24 horas.

Fatores que influenciam os intervalos entre as mamadas:

A hora e a duração da última mamada (algumas mães registam esses dados numa agenda que transportam para todo o lado).

Ritmo de sucção do seu bebé, para ajuda a perceber se está ou não a mamar convenientemente.

Saber reconhecer os sinais de saciedade do bebé.

3. Durante quanto tempo devo dar de mamar?

A duração de cada mamada é variável, podendo ir de 20 a 45 minutos.

Para uma amamentação bem sucedida é fundamental que se sinta confortável (escolha uma posição estável, com as costas direitas e os pés apoiados) e completamente disponível para dar de mamar.

Inicialmente, as mamadas, são curtas. Com o aumento da produção de leite da mãe, aumenta a duração das mamadas, sendo o tempo de duração média de cada mamada 20 minutos.



"O tempo de permanência na mama em cada mamada também não deve ser estabelecido, uma vez que a habilidade do bebé em esvaziar a mama varia entre as crianças e, numa mesma criança, pode variar ao longo do dia dependendo das circunstâncias. É importante que a criança esvazie a mama, pois o leite do final da mamada - leite posterior - contém mais calorias e sacia a criança."... In Artigo da Dra Elsa Giugliani do jornal de pediatria (J. pediatr. (Rio J.). 2000; 76 (Supl.3): S238-S252.).

Nenhum comentário: