Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Conheça a Polidipsia


Polidipsia consiste em apresentar sede em demasia e, como consequência, uma tendência incontrolável de ingerir líquidos, geralmente água.

A polidipsia não é uma doença, mas uma condição sintomatológica que pode acontecer em diversas doenças, embora haja uma polidipsia primária, chamada potomania.

Muitas vezes o aumento da sede é apenas episódico, como reação à perda de líquidos durante um exercício ou devido ao consumo de alimentos salgados, por exemplo.

Entretanto, em alguns casos a polidipsia é causada por uma perda anormal de água por parte do organismo, principalmente através da urina.

Esta perda, por sua vez, pode dever-se, entre outras, a diversas causas, como um mau funcionamento dos rins ou à presença de grandes quantidades de eletrólitos no sangue, nomeadamente o sódio.

Outras causas comuns de poliúria (aumento da produção e excreção de urina) e, consequentemente, de polidipsia, são os diversos tipos de diabetes: diabetes mellitus (principalmente), diabetes renal, diabetes hipofisária e outros tipos menos comuns.

Existe uma polidipsia psicogênica (potomania), na qual os pacientes têm um desejo compulsivo de beber quantidades excessivas de água.

A potomania resulta sempre de alguma desordem mental, tais como esquizofrenia, transtorno bipolar ou depressão.

A razão pela qual esses pacientes desenvolvem uma sede insaciável ainda não é bem conhecida, mas parece resultar de desequilíbrios neuroquímicos associados a essas doenças.

Este sintoma em si já exige cuidados e atenções médicas porque pode ser causado por enfermidades importantes e que precisam de tratamento, apesar de não ser indicadora de nenhuma doença extremamente grave e fatal.

Normalmente a polidipsia não é um sintoma que aparece isoladamente, mas que se faz acompanhar de outros sintomas, como a poliúria e a polifagia (aumento da necessidade de comer).

Além desses, ocorrem também os sinais e sintomas próprios às enfermidades subjacentes.

Os sinais e sintomas da polidipsia psicogênica incluem aumento da sede, aumento da frequência urinária, náuseas, vômitos, confusão mental e, eventualmente, convulsões.

Os pacientes com essa condição podem chegar a beber dez litros de líquido por dia e podem desenvolver hiponatremia (deficiência orgânica de sódio), em que a concentração de sódio no sangue fica muito baixa.

O diagnóstico da polidipsia depende de uma história clínica bem feita, que procure determinar também as causas do sintoma.

Além de um exame físico detalhado o médico pode solicitar exames de sangue e de urina para ajudar no diagnóstico da polidipsia e de suas causas.

O tratamento da polidipsia consiste em tratar as suas causas.

A polidipsia psicogênica requer a participação de um psiquiatra ou de um psicólogo, além de uma abordagem psicoterápica para o tratamento adequado.

Devido à grande quantidade de água que bebem, as pessoas com polidipsia podem vir a sofrer enfermidades por um desequilíbrio das soluções salinas do corpo.

Nenhum comentário: