Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de maio de 2015

Cefaleias



MITO – a dor de cabeça sempre representa um sinal de alerta para grave lesão orgânica na cabeça.

VERDADE – diferentemente das outras dores, a maior parte das dores de cabeça são benignas, NÃO representando sinal de alerta para outras doenças.
NÃO existe relação entre intensidade e eventuais doenças mais sérias.

MITO – qualquer dor de cabeça necessita de exames para seu diagnóstico.

VERDADE - o diagnóstico das causas de dor de cabeça é clínico. Quanto aos exames, eventualmente são necessários, mas o tipo de exame vai depender da hipótese diagnóstica feita. Assim, às vezes um exame altamente sofisticado como a ressonância nuclear magnética pode não definir adequadamente o diagnóstico, o que um exame bem mais simples faria.

MITO – a dor de cabeça é igual para todas as pessoas.

VERDADE – a dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável e sua intensidade depende de uma série de fatores (inclusive fatores constitucionais e raciais).

MITO – lavar a cabeça durante o período menstrual pode causar dor de cabeça.

VERDADE – existem dores que tem relação com os ciclos hormonais da mulher e a enxaqueca é uma delas – portanto, não é o lavar a cabeça que causa a dor, mas as alterações hormonais causadas pelo ciclo que facilitam os mecanismos desencadeadores da dor.

MITO – toda dor de cabeça é grave.

VERDADE – a maior parte das dores de cabeça são primárias, ou seja, NÃO apresentam causa estrutural evidente, sendo benignas e controláveis.

MITO – dor de cabeça é muito rara.

VERDADE – dor de cabeça ou cefaleia é um dos principais sintomas que atinge a humanidade.

MITO – existe cura para a enxaqueca.

VERDADE – embora muitas pessoas depois dos 50 anos deixem de apresentar crises de enxaqueca, não se considera que haja uma cura – esta doença envolve aspectos constitucionais que não são passíveis de eliminação. O que ocorre é que se os fatores que a desencadeiam forem controlados, eventualmente as crises deixarão de aparecer.

MITO – nervosismo causa dor de cabeça.

VERDADE – os fenômenos emocionais funcionam como fatores desencadeantes ou agravantes de dores em pessoas já predispostas (cefaleia tensional, enxaqueca e outros tipos de cefaleia).

MITO – para qualquer tipo de dor de cabeça, iniciar o tratamento o mais rápido possível com analgésicos é o ideal.

VERDADE – com o advento do conceito de cefaleia crônica diária, causada pelo uso abusivo de analgésicos, este velho preceito médico vem sofrendo transformações. Nos casos de dores mais leves e que não interferem nas atividades, formas de tratamento não farmacológico (relaxamento, banho rápido, descanso) podem ser úteis. Apenas as crises moderadas a graves recebem tratamento medicamentoso sintomático (uso de analgésicos).

MITO – café é bom para dor de cabeça.

VERDADE – em geral quando uma pessoa toma café para tratar a dor e obtém resultado efetivo – certamente estará apresentando o que se chama de cefaleia por abuso de cafeína.

MITO – enxaqueca e cefaleia são sinônimos.

VERDADE – cefaleia é toda dor referida na cabeça. Enxaqueca é um tipo PARTICULAR de cefaleia.

Nenhum comentário: