Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Resveratrol


O resveratrol é uma substância (polifenol) que pode ser encontrada nas sementes e na pele da uva tinta (e outras plantas), bem como no vinho tinto, produzido pela planta para se defender de bactérias, fungos e parasitas e que, além da sua ação anti-fúngica e anti-bacteriana, é um potente antioxidante que pode proteger a saúde e a longevidade humanas de diversas maneiras.

Ele é a grande revelação dos estudos sob a denominação de “paradoxo francês” que levou os investigadores durante décadas a cuidar de saber o porquê de, apesar de levarem um modo de vida com muitas gorduras saturadas alimentares, tabaco e alcool, os franceses apresentarem uma rídicula incidência de patologias cardiovasculares.

O segredo, afinal, estava no vinho tinto com que os franceses gostam tanto de acompanhar as suas refeições ou uma simples conversa.

Infelizmente a quantidade de resveratrol habitualmente presente nas uvas tintas tem vindo a diminuir drasticamente em virtude da utilização mais ou menos indiscriminada de pesticidas e anti-fúngicos nas vinhas e outras culturas.

Os seus 10 mais conhecidos benefícios são:

1 - Ação anti-inflamatória, anti-álgica e anti-cancerígena;
2 – Ação de regulação do açúcar no sangue;
3 – Ação preventiva e tratamento de problemas cardiovasculares e de AVCs;
4 – Ação preventiva e tratamento de Doença de Alzheimer;
5 – Ação preventiva e de tratamento contra rugas e marcas da idade;
6 – Ação de prevenção e tratamento de cancro da pele;
7 – Ação de proteção do ADN celular;
8 – Ação ativadora do gene da longevidade (terapia anti-aging);
9 - Ação de proteção contra radiações e contra os efeitos secundários da quimioterapia;
10 – Ação promotora de energia e do aumento da endurance em atletas.

Pensa-se que o resveratrol se liga às estruturas celulares danificadas do nosso organismo, protegendo-as e recuperando-as dos danos provocados pelos radicais livres, desta forma prevenindo, mal surjam, quaisquer danos celulares, restabelecendo o equilíbrio e a saúde e adicionando anos à sua vida.

Basta pensar que ao ter um eficácia protetora no que respeita à incidência de cancro, de doenças do coração(3) e AVCs, ele é um efetivo meio de não ver a sua vida súbita e grandemente reduzida.

Sabemos, pelas investigações realizadas, que a toma de resveratrol tem o mesmo efeito, do ponto de vista da nossa genética, que as dietas baixas em calorias (sem os efeitos nefastos destas) que sabemos terem demonstrado adiar o processo de envelhecimento.

Nos testes laboratoriais de Harvard sobre ratos com problemas de saúde ligados à obesidade, a expectativa de vida no grupo ao qual foi administrado o resveratrol aumentou em 31%, o que é verdadeiramente extraordinário.

Alguns estudos levados a cabo posterior e mais recentemente em humanos, através da administração a estes de resveratrol puro, demonstraram a sua eficácia na prevenção e combate não só às patologias cardiovasculares, mas às patologias degenerativas em geral, com especial destaque para as severas Parkinson e Alzheimer que, não só podem ser travadas, como revertidas pela constante administração desta substância fantástica que trabalha, constantemente, na protecção do nosso cérebro (e isto sem os efeitos adversos da tomada excessiva de álcool que seria necessária para atingirmos níveis de resveratrol, p.ex. através do consumo de vinho).

Nenhum comentário: