Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Síndrome do intestino irritável


Você pensa que é só você que é irritável, mas não é! Seu intestino também é irritável e, em função disso você pode ter uma série de problemas com ele, como gases (flatos), diarreias seguidas de prisões de ventre, cólicas, distensão abdominal (abdome globoso), sensação de que "ainda falta alguma coisa para ser eliminada" e outros sintomas e sinais menores.

Tudo isso por conta de uma sensibilidade maior que seu intestino pode apresentar em função de uma série de coisas.

Tomando a palavra do Dr. Flavio Steinwurz, temos que "No passado, achava-se que o problema era puramente emocional. Hoje, sabemos que o intestino tem um segundo cérebro representado por mediadores e um sistema nervoso próprio. Sabemos também que a região do hipotálamo no cérebro, entre outras funções, é responsável pelo impulso das emoções e tem ligação direta com o sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático. Sabemos, ainda, que o principal nervo do sistema parassimpático, o nervo vago, enerva todo o tubo digestivo. Ele estimula a secreção de ácido, de enzimas, de fatores digestivos e coordena a movimentação do intestino. Além disso, há cerca de cinco anos, descobriu-se que existem hormônios e receptores para esses hormônios localizados no tubo digestivo, similares àqueles encontrados no sistema nervoso central e que são chamados de encefalinas, por analogia a encéfalo (cérebro). Portanto, o tubo digestivo possui enervação própria e hormônios que regulam sua motilidade e capacidade de secretar. Tudo isso nos permite afirmar que existe relação direta entre a emoção integrada no hipotálamo e a motilidade do intestino."

Como se pode ver as circunstâncias que envolvem um dos órgãos mais importantes para o funcionamento de nosso organismo são bastante complexa.

Acho interessante a expressão que afirma que o intestino "tem um segundo cérebro". Ela define a complexidade deste longo tubo que é responsável por grande parte do processo digestório.

Ainda seguindo o Dr. Flacio, temos que "O movimento peristáltico caracteriza-se por um conjunto de contrações musculares dos órgãos ocos e tem por finalidade juntar o bolo fecal e fazer uma varredura no intestino, provocando o avanço do conteúdo ali existente. De forma coordenada, ocorrem contrações e relaxamentos sucessivos da musculatura lisa que empurram o bolo fecal para baixo para que seja expelido. No intestino irritável, essa coordenação está defeituosa e não promove o movimento propulsivo adequado. O esforço que o intestino faz para eliminar o que está retido dentro dele acarreta um estímulo grande em suas paredes e provoca, num primeiro momento, prisão de ventre e, depois, evacuações de fezes fragmentadas, em pedaços, muitas vezes amolecidas, de calibre pequeno pela contração excessiva, assim como alternância das crises de obstipação e diarrea."

Uma das maiores dificuldades nesta situação é a diferenciação entre esta síndrome e outros quadros clínicos que originam sintomas e sinais semelhantes e que podem ter gravidade maior, compromentendo a vida do paciente.

Seu diagnóstico é, na verdade, feito por exclusão de outras enfermidades que necessariamente têm investigação obrigatória, até mesmo como o caso do câncer de cólon.

Para isso a investigação de histórico familiar é importante, pois se houver casos de câncer intestinal na família o médico irá ficar alerta, certamente e aprofundará ainda mais rapidamente a investigação.

É preciso lembrar de outras enfermidades como a intolerância à lactose, a doença celíaca, alergia a determinadas proteínas e por aí vai.

Mundialmente, estima-se que entre quarenta e cinquenta por cento da população é portadora desta síndrome, o que, cá entre nós é um número absurdamente elevado!

Então não é somente você que tem suas dificuldades com relação à evacuação, ao desconforto abdominal e outros problemas relativos a isso!

O tratamento envolve um ajuste alimentar (não é exatamente uma correção!) que envolve a ingestão de alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis, pois favorecem a formação adequada de um único bolo fecal.

Fibras solúveis são as que formam e compactam o bolo fecal. Normalmente, são encontradas em polpas de frutas e em alguns cereais.

Já as insolúveis formam o bolo fecal, mas não têm o poder de compactá-lo. Funcionam mais como laxante e estão presentes nas cascas das frutas e de cereais e em todas as verduras.

Tenho observado no atendimento clínico que muitos pacientes deixam de tomar tanto leite, pois ao fazer isso sentem-se melhores; o que faz sentido, afinal a lactose a própria proteína do leite de vaca podem provocar dificuldades digestórias, seja pela questão de que as pessoas com idade um pouco mais "madura" já apresentam redução da capacidade digestória ou seja pela real intolerância a este alimento, que afinal de contas não é assim tão importante em termos dietéticos.

O Cálcio do leite pode ser ingerido por outras fontes e para isso basta pesquisar um pouco até mesmo na internet, já que este cálcio é fundamental para a formação e manutenção da massa óssea, por exemplo.

Tenho notado, também, que a ingestão de alimentos com trigo (isso mesmo, trigo e não somente o glúten) também é capaz de provocar problemas que podem levar a crer que o trigo seja uma das causas para essa síndrome não grave, mas tão desagradável.

Eu mesmo, de poucas semanas para cá reduzi MUITO a ingestão de alimentos produzidos com trigo e tenho sentido uma melhora substacial dos sintomas desagradáveis de uma digestão difícil.

E melhorei MUITO também na disposição, atenção e concentração, questões cognitivas importantes para meu trabalho!

Tem gente que diz que a carne bovina ou suína podem provocar dificuldades digestórias, mas acredito, por conversar com muitas pessoas e adquirir informações inerentes aos hábitos alimentares e às consequências digestórias, que a carne ingerida sem excessos não só não faz mal como faz bem para o organismo, pois contém nutrientes fundamentais para o adequado funcionamento orgânico.

Temperos "fortes" também são responsáveis por variados problemas para o aparelho digestório. Basta lembrar que as pimentas podem provocar em muitas pessoas hemorróidas e fissuras anais.

Bom, há muitas coisas sobre o intestino irritável que certamente você encontrará na internet, mas cuidado com as informações que conduzam para posições radicais ou restritivas demais em termos alimentares e também com relação aos tratamentos "mágicos" tão comuns espalhados por vários sites.

NADA EM EXCESSO É BOM!

Nenhum comentário: