Pesquisar este blog

sábado, 3 de janeiro de 2015

Óleo de abacate


Azeite medicinal eficaz na prevenção e tratamento de uma série de doenças como a hiperplasia prostática, câncer e distúrbios de colesterol.

Potencial fonte de beta-sitosterol para o tratamento de problemas da próstata, cardíacos e imunológicos, o abacate é uma fruta tropical muito rica em nutrientes e da qual vem sendo extraído na Nova Zelândia por um processo de prensagem a frio, um azeite extremamente medicinal.

No Brasil, recentemente conseguimos obter óleo de abacate extraído no interior de Minas Gerais através de um processo artesanal usando o calor do sol. A vantagem deste método é que o óleo mantém todas as suas propriedades e dá origem a um óleo com particulares iguais ao produzido na Nova Zelândia.

Além disso, o óleo de abacate encontra especial uso dentro da cosmética para tratamento de pele, porém mais de 90% de todo o óleo comercializado no mercado não é verdadeiro, costuma ser montado a partir da separação com o uso de solventes de gorduras presentes na soja.

O verdadeiro óleo não é transparente e inodoro como o que é vendido no mercado, ele possui uma coloração verde muito escura, um aroma característico forte e um sabor intenso e exótico.

Sua acidez é inferior a 1%.

O óleo de abacate possui em sua composição várias substânicas medicinais.

Entre as mais ativas temos lecitinas, fitoesteróis (beta-sitosterol especialmente), gorduras monoinsaturadas, vitamina A e um alto teor de vitamina E, quase o dobro do óleo de semente de uvas.

Pesquisas do UCLA, Centro de Nutrição Humana da Califórnia, indicaram que os abacates possuem o teor mais alto de vitamina E quando comparados ao kiwi, nectarinas, uvas e pêssegos.

A vitamina E é conhecida por ser um poderoso anti-oxidante que age inibindo a formação de radicais livres, ajudando assim a diminuir os sinais do envelhecimento.

Em cosméticos, o óleo de abacate é usado puro ou diluído (2-6%) com o objetivo de ajudar no tratamento de rugas e estrias.

Ele faz isso estimulando o metabolismo do colágeno, aumentando assim a quantidade de colágeno solúvel na derme, o que retarda a formação de marcas na pele (rugas e estrias), contribuindo desta forma para o tônus e vitalidade da pele.

Nenhum comentário: