Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Testosterona


A testosterona é o hormônio ligado à "libido".

É um hormônio esteróide com propriedades anabólicas [Anabolismo (do grego: ana = para cima; ballein = lançar) é a parte do metabolismo que conduz à síntese de moléculas complexas substâncias a partir de moléculas mais simples]e androgénicas [Andrógeno é o termo genérico para qualquer composto natural ou sintético, geralmente um hormônio esteróide, que estimula ou controla o desenvolvimento e manutenção das características masculinas em vertebrados ao ligar-se a receptores andrógenos. Isso inclui a atividade dos órgãos sexuais masculinos acessórios e o desenvolvimento de características sexuais secundárias masculinas. Os andrógenos, que foram descobertos em 1936, também são chamados de hormônios androgênicos ou testóides. Os andrógenos também são os esteróides anabólicos originais. Eles também são precursores de todos os estrógenos, os hormônios sexuais femininos. O primeiro e mais bem conhecido andrógeno é a testosterona].

- é segregada nos testículos dos homens e nos ovários da mulher;

- é derivada do colesterol (O colesterol é a "molécula-mãe" {veja o quadro de síntese acima} dos esteróides animais);

- Os níveis de testosterona num homem variam entre 350 e 1000 nanogramas por decilitro (ng/dl). Depois dos 40 anos esses valores descem cerca de 1% por ano;

- Na circulação sanguínea a testosterona (disponivel e não disponivel) circula em grande percentagem em direção às chamadas proteínas de ligação - SHBG.

Nenhum comentário: