Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Estrógeno


O estrógeno protege o organismo contra o mal de Alzheimer, a osteoporose e as doenças cardíacas.

Além disso, mantém o tônus da pele e favorece a produção de colágeno, reduz o estresse e aumenta a lubrificação vaginal, mantendo o impulso sexual ativo.

O estradiol (E2), fabricado principalmente nos ovários e liberado na primeira fase do ciclo menstrual, tem como objetivo temperar o comportamento feminino com uma dose de sensualidade: sob sua influência, a mulher se expõe mais e adquire uma postura sedutora.

O estrógeno produz bom humor, clareza de espírito, disposição e vigilância, além de ajudar a equilibrar o apetite, atuando no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos.

A produção desse hormônio começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa.

Menopausa é a parada de funcionamento dos ovários, ou seja, os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona e de eliminar óvulos, conseqüentemente a mulher deixa de menstruar (fase chamada de amenorréia - que vem acompanhada de baixos níveis de estradiol (estrogêneo) e altos níveis do Hormônio Folículo Estimulante (FSH)e do Hormônio Luteinizante (LH).

O estrogênio é responsável pela:

- textura da pele feminina ( falta causa diminuição do brilho e elasticidade da pele)
- distribuição de gordura ( sua falta causa aumento da gordura corpórea para partes caracteristicamente mais masculinas, ou seja, na barriga);
- equilíbrio entre as gorduras no sangue ( O estrógeno também é relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e hdl-colesterol). Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chancemuito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardio-vasculares.
- fixação do cálcio nos ossos ( Após a menopausa, grande parte das mulheres passa a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher).

O estrógeno tem outros efeitos muito importantes no revestimento interno do útero, o endométrio, no ciclo menstrual.

Tipos de estrógenos:

- estradiol; ( envolvido na menstruação )
- estrona;
- estriol;
- androstenediona; (envolvido na menopausa )

Nenhum comentário: