Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Cistografia


A cistografia é um procedimento diagnóstico que utiliza imagens de raios X contrastados para examinar a dinâmica urinária da bexiga.

Para isso, uma substância radiopaca é injetada na bexiga, através de um cateter introduzido pela uretra, o que faz com que o órgão possa ser visto mais claramente.

Em seguida são tomadas radiografias da bexiga.

Pode haver várias razões para o médico recomendar a cistografia.

Ela pode ser realizada para pesquisar a causa de hematúria, de infecções recorrentes do trato urinário ou para avaliar o estado do sistema urinário.

A cistografia também pode ser usada para avaliar as causas de problemas como o esvaziamento da bexiga, a incontinência urinária, obstruções e estreitamentos dos ureteres ou da uretra, bem como o crescimento da próstata.

Ela pode ainda ser realizada antes e depois de certas operações da coluna vertebral para avaliar possíveis problemas com os nervos da bexiga a partir da espinha ou após um trauma e para avaliar um eventual dano à parede da bexiga.

A cistografia pode indicar a qualidade do esvaziamento da bexiga durante a micção e se há refluxo da vesícula para os ureteres e para os rins.

Mulheres que estejam ou suspeitem estar grávidas não devem se submeter à cistografia, porque a exposição à radiação durante a gravidez pode levar a defeitos congênitos do feto.

Pacientes alérgicos ou sensíveis a medicamentos, anestésicos locais, iodo ou látex ou com insuficiência renal devem informar essas condições a seu médico.

Outras limitações à cistografia são: cirurgia recente da bexiga, obstrução, dano ou ruptura da uretra, infecção aguda do trato urinário.

Antes do exame o médico dará instruções específicas sobre a dieta que deve ser observada. O paciente deve informar ao médico se é sensível ou alérgico a algum medicamento e notificá-lo de toda medicação que esteja tomando.

Um laxativo deve ser tomado na noite anterior ao procedimento, para limpar os intestinos de qualquer resíduo que possa interferir com o exame e uma profilaxia com antibióticos pode ser feita no dia que antecede o exame.

A cistografia pode ser realizada em ambulatório ou em um hospital, se o paciente estiver internado. O exame não provoca dor, podendo apenas haver algum incômodo quando da passagem do cateter.

Geralmente, o paciente será solicitado a esvaziar a bexiga antes do procedimento.

Em seguida, será colocado deitado de costas na mesa de raios-X e um cateter será introduzido na sua bexiga, via uretra, para injeção do meio de contraste.

Com pacientes do sexo masculino, um escudo de chumbo será colocado de modo a proteger os testículos da radiação dos raios-X.

Após a injeção do contraste serão tomadas várias radiografias do sistema urinário, em diferentes posições.

Então o cateter será removido e o paciente será solicitado a urinar, após o que será tomada uma última radiografia, pós-miccional.

Após o procedimento o paciente pode retomar suas atividades normais, sem nenhum cuidado especial, devendo apenas beber mais líquidos que habitualmente, para ajudar a eliminar o contraste e prevenir infecções da bexiga.

Normalmente, não há complicações associadas à cistografia. Pode ocorre infecção urinária, como resultado da passagem de um cateter na uretra durante o procedimento.

Isso pode também deixar uma irritação transitória ao urinar e causar algum grau de hemorragia ou hematúria.

Os riscos associados com a exposição à radiação estão relacionados com o número cumulativo de exames de raios X e/ou tratamentos durante um longo período de tempo.

Nenhum comentário: