Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Nojo


Nojo e desgosto são emoções que não gostamos de sentir, de verdade!

Entretanto, ambas têm suas funções, como por exemplo, ser capaz de identificar um alimento como desagradável e evitar sua ingestão, minimizando riscos para a saúde!

É o mesmo recurso cognitivo utilizado para qualificar pessoas, situações e até mesmo atitudes como sendo "desgostosas" e até mesmo revoltantes.

A expressão facial de nojo, de repulsa, é inconfundível!

Veja a imagem acima...

Estas conquistas do Ser humano estão sendo executadas a cargo de uma estrutura que faz parte do córtex cerebral, chamada ínsula (veja abaixo).

Ela "monitora" os estados internos do organismo.

Passa pelo que sentimos como um "aperto no peito", tensão muscular e sobre nossas cólicas intestinais, por exemplo.

Dor de barriga, enjôo, dor de cabeça, e todos os mal-estares que resultam de alterações não desejáveis no corpo são conduzidos à atenção do restante do cérebro pela ínsula, que recebe das vísceras as informações imediatas sobre o estado destas e permite que se tome providêndias o mais rápido possível, para reduzir riscos para a saúde.

Ela é uma das primeiras estruturas a indicar quando algo que está na boca não presta e tratar de disparar respostas necessárias, como a careta com a língua para fora, que até recém-nascidos fazem.

Além de sinalizar qualdo algo não vai bem no corpo, a ínsula é capaz de associar à sensação física um registro de sua causa.

Se o alimento fica mal digerido no estômago, seus odores podem ser detectados no ar exalado, dentro do nariz e da boca e levados ao conhecimento da ínsula que os associa ao mal-estar.

Feita a associação, basta o cheiro de mais alimento daquele tipo para que se sinta desconforto.

É um recurso excelente para defender o organismo de mais agressões!

Até o desgosto figurativo que se pode sentir de situações ou mesmo de pessoas é, na verdade, uma repulsa que sentimos por situações que podem nos colocar em risco.

É uma forma de nojo!

Então entendemos que o nojo tem seu lado bom: evitar situações desagradáveis para o organismo e para a Vida!

Nenhum comentário: