Pesquisar este blog

sábado, 18 de outubro de 2014

Hypericum perforatum


Hypericum perforatum é uma substância extraída da erva de São João utilizada como medicamento há milhares de anos.

Recentemente foi introduzida na Psiquiatria com a finalidade de tratar depressão, mas possui trambém outras indicações como infecções virais, anti-malárico, analgésico (também para uso tópico), diurético e sedativo.

Hypericum perforatum é o nome técnico da planta e não da medicação como poderia parecer.

É desta planta que se originam as substâncias naturais com efeito medicinal, como são várias substâncias; há também uma diversidade de aplicações.

Alguns dos compostos oriundos do hypericum são conhecidos como a melatonina que possui ação sedativa, mas vários ainda não foram isolados, assim por enquanto é necessário administrar todos os compostos da erva, como é feito atualmente.

Um dos antigos problemas no tratamento da depressão são os efeitos colaterais, que frequentemente levavam os pacientes a abandonarem o tratamento. O hypericum foi comparado a amitriptilina e obteve resultado semelhante em depressão não graves, com menos efeitos colaterais.

Dentre várias utilizações clínicas como para o tratamento tópico de torçoes, queimaduras, traumas, ou via oral para reumatismo, hemorróidas, menorragias, neuralgias, gastroenterites, diarréias, enurese noturna; a depressão é a condição clínica para qual se obteve melhores resultados.

Estudos in vitro sugerem que os compostos do hypericum atuam sobre a monoamino oxidase inibindo-a, isso contudo é feito de forma bem menos intensa do que as medicações com ação inibitória da monoamina oxidase disponíveis no mercado realizam.

Isso garante, a princípio, a segurança dessa medicação uma vez que a inibição da monoamina oxidase pode levar a crises hipertensivas principalmente se ingeridas concomitantemente à tiramina.

A eficácia do hypericum foi cientificamente demonstrada para o tratamento da depressão leve.

Alguns desses estudos contudo devem ser avaliados cautelosamente uma vez que utilizaram sub-doses de antidepressivos ao compararem com o hypericum.

A eficácia clínica não foi satisfatoriamente demonstrada no caso das depressões severas.

O Hypericum possui ação fotossensibilizante tornando as pessoas que fazem uso delas sujeitas a alterações de pele caso sejam exposta a Sol forte, principalmente se tiverem pele clara, menos resistente à radiação solar.

O escurecimento da pele à exposição solar é uma forma de proteção contra os excessos da radiação, como o Hypericum inibe em aproximadamente 20% a capacidade da pessoa de tornar-se morena, deixa-a mais exposta e vulnerável ao Sol, assim é recomendável o uso de protetor solar para quem faz uso deste medicamento.

Nenhum comentário: