Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Farmacologia: Trazodona.


A trazodona é um antidepressivo diferente dos mais usados (tricíclicos, IMAO ou inibidores da recapatação da serotonina); é derivado das triazolopiridinas.

Seu mecanismo de ação não foi suficientemente esclarecido.

Ela pode ser usada também para controlar a agressividade em pacientes com autismo ou retardo mental.

É indicada como antidepressivo para depressões de longa ou curta duração.

Pode também auxiliar como indutor do sono e tranqüilizante. O

Consegue-se bons resultados no tratamento de depressão em pacientes esquizofrênicos.

A dose recomendada varia entre 50 e 150mg, podendo ser elevada até 400 mg sem maiores problemas.

Acima de 150mg é indispensável o constante acompanhamento médico.

A dose deve ser preferencialmente concentrada à noite.

Uma informação interessante é a de que o medicamento é capaz de auxiliar muito no tratamento de dores neuropáticas (representação da imagem acima)!

Dor neuropática é a dor causada por lesão ou disfunção do sistema nervoso.

Quando comparado aos antidepressivos clássicos sua eficácia foi equivalente, porém, não é tão eficaz nos casos de depressão profunda.

É especialmente recomendado para pessoas com depressão e insônia ou com sintomas de ansiedade significativos.

Pode ser também muito útil na população de idosos, pois o perfil de efeitos colaterais do donaren não costuma causar maiores problemas como os antidepressivos tricíclicos ou IMAOs.

Pacientes que tenham sofrido derrame (acidente vascular cerebral) e estejam com depressão têm nesta medicação uma boa alternativa de tratamento.

Apesar de auxiliar no controle dos sintomas de ansiedade nos pacientes deprimidos não é recomendado seu uso exclusivo para tratar distúrbios ansiedade como o pânicoou a ansiedade generalizada.

O principal efeito colateral é uma leve tonteira ao levantar-se rapidamente, principalmente no período em que a medicação está começando a ser introduzida ou elevada na dose.

Existe uma interferência na condução elétrica do coração, por isso o danorem deve ser evitado em pacientes com problemas de arritmias cardíacas.

Um dos efeitos mais preocupantes do Donaren é a possibilidade de induzir priapismo (ereção prolongada do pênis que pode levar a impotência permanente).

Este problema acontece aproximadamente em 1 a cada 10.000 casos.

Deve ser tratado como uma emergência.

Por fim efeitos como sonolência, tonteiras, leveza na cabeça também pode acontecer a exemplo do que há com outros antidepressivos.

Não existem estudos adequados em mulheres que eliminem os riscos durante o primeiro trimestre da gestação. Junto a fluoxetina, tem seu poder sedativo aumentado o que pode ser benéfico dependendo do paciente.

Deve-se tomar cuidado no entanto para não sofrer uma intoxicação pela fluoxetina que acaba tendo seus níveis elevados pelo Donaren.

Há relatos também de potencialização do efeito antidepressivo quando usado junto com a tranilcipromina, essa associação deve entretanto ser feita com atenção quanto a possíveis efeitos colaterais.

Nenhum comentário: