Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Acidentes


Acidentes são desastres que ocorrem inesperadamente, com repercussões graves sobre a saúde ou integridade das pessoas e podem ter as mais diversas naturezas e gravidades, indo desde queimar um dedo com um palito de fósforo até um soterramento por deslizamento de terra.

Assim, as providências de socorro variam ao infinito e as primeiras atitudes de ajuda às vítimas de acidente geralmente são adotadas por pessoas leigas.

A omissão de socorro e a falta de atendimento de primeiros socorros eficiente são os principais motivos de mortes e danos irreversíveis às vítimas de alguns acidentes, como os de trânsito, por exemplo.

Quais são as atitudes mais adequadas para atender as vítimas de acidentes?

•Analise rapidamente a situação e procure prevenir perigos ainda existentes, se for o caso, evitando agravamento do acidente ou o surgimento de novas vítimas. Afaste a(s) vítima(s) das situações onde ela(s) ainda esteja(m) correndo algum perigo. Procure afastar os curiosos que se aglomeram e que podem atrapalhar a assistência às vítimas. Procure verificar a respiração e a pulsação da vítima e, se necessário, pratique a respiração boca-a-boca e/ou a reanimação cardíaca e procure controlar eventuais hemorragias.

•Respiração boca-a-boca: deite a vítima sobre uma superfície rígida, com a cabeça ligeiramente voltada para trás, de forma que o pescoço fique esticado; abaixe a língua dela e certifique-se de que as vias respiratórias estejam desobstruídas; feche completamente o nariz da vítima, pressionando-o com o polegar e o indicador, em forma de pinça; encha seus pulmões de ar, fazendo uma vigorosa inspiração, aplique firmemente seus lábios sobre a boca da vítima e sopre o ar que você inalou para dentro da boca dela. Repita isso com uma frequência de quinze vezes por minuto até que a vítima volte a respirar ou que chegue o socorro.

•Reanimação cardíaca: coloque a vítima sobre uma superfície rígida, com as pernas levantadas (sobre uma cadeira, por exemplo); coloque uma das mãos sobre o peito dela, mais ou menos sobre o coração; coloque a outra mão sobre a primeira, entrelaçando os dedos; alternativamente, pressione com força e alivie a pressão, repetindo esse ato cerca de oitenta vezes por minuto, até que o coração volte a bater ou até que chegue o socorro. Caso a vítima também não esteja respirando, alterne quinze compressões com duas respirações boca-a-boca.

•Hemorragias: deite a pessoa em posição horizontal; aplique sobre a lesão que esteja sangrando uma compressa, pressionando firmemente com uma ou ambas as mãos; em seguida, faça um curativo compressivo sobre a região afetada; procure manter o ponto afetado numa altura acima do coração, a fim de diminuir a força do sangramento. Se houver um objeto encravado no local, provocando a hemorragia, faça pressão em torno dele ou amarre algo ao redor, de forma a minimizar o fluxo de sangue, mas nunca o retire, porque isso pode provocar mais hemorragia. Nas hemorragias muito intensas das pernas ou braços que não possam ser contidas por outros meios, deve-se fazer um torniquete (garroteamento) em posição proximal em relação à hemorragia, procurando diminuir ao máximo o fluxo de sangue. Essa providência, no entanto, só deve ser utilizada em última instância. Não dê à vítima nada para comer ou beber (nem mesmo água) porque ela pode precisar de uma anestesia geral, que requer jejum absoluto.

•Procure não mover a vítima, mas se tiver de fazê-lo sustente-lhe a cabeça para que ela não penda para trás ou para os lados. Se possível, deite-a sobre um cobertor ou equivalente e arraste-o com cuidado, evitando tracionar o corpo da vítima. Nunca deixe a vítima sozinha, porque ela pode estar confusa e colocar-se em novo risco. Além disso, a qualquer momento ela pode ter uma complicação séria que requeira a sua intervenção ou pode fazer um esforço inconveniente ao seu estado, como levantar-se, por exemplo. Em casos de acidentes de trânsito, algumas medidas adicionais devem ser adotadas: desligue o veículo, se ele estiver ligado; cuidado com fogo; sobretudo no escuro, nunca acenda um fósforo antes de certificar-se de que não há derramamento de gasolina; saia da pista; sinalize a estrada com triângulos de segurança, pisca-alerta, galhos de árvore, etc., colocados à distância do veículo; tenha cuidado com ácidos de baterias e cacos de vidro, que podem produzir queimaduras ou novos ferimentos. Se for necessário retirar a vítima do veículo, libere o cinto de segurança, segure-a por trás e ampare sua cabeça para que ela não faça movimentos de grandes amplitudes. Se possível, não mova os feridos ou, se tiver de movê-los, faça-o cuidadosamente, conforme recomendado acima. Procure proteger as vítimas das intempéries (frio, chuva, sol, ventanias, etc.).

Quais são as complicações possíveis dos acidentes?

As complicações e sequelas deixadas pelos acidentes são muito variadas e dependem da natureza dos eventos. Uma das mais notáveis e comuns é a secção da medula espinhal, que leva à paralisia e pode, muitas vezes, ser consequência da mobilização da vítima na tentativa de socorro. Em geral, ela ocorre nos acidentes por armas de fogo ou naqueles outros em que há fratura vertebral, como os acidentes automobilísticos, por exemplo.

Nenhum comentário: