Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Glossite


Glossite é uma inflamação ou infecção aguda ou crônica da língua.

A glossite pode ocorrer como um distúrbio primário da língua ou por infecções bacterianas ou virais, irritação mecânica, ferimentos, salivação escassa e exposição a substâncias irritativas ou, ainda, por doenças sistêmicas como anemias, aftas, sífilis, deficiência de vitamina B, entre outros fatores.

A glossite se caracteriza clinicamente por alterações da língua como inchaço, dolorimento, mudança da coloração (pálida nas anemias, vermelho nas deficiências de vitamina B), perda das papilas gustativas e dificuldade de mastigar, engolir e falar.

O diagnóstico de glossite é eminentemente clínico, feito por meio de uma cuidadosa história clínica e exame físico. Esse exame mostrará uma língua inchada, inflamada e lisa. Pode também ser feito um exame de sangue para esclarecer as causas ou intercorrências clínicas.

O tratamento da glossite visa reduzir o processo inflamatório e pede a realização de uma boa higiene bucal, o uso de corticoides tópicos, orais ou injetáveis e, quando a causa for infecciosa, de medicamentos antifúngicos ou antibióticos.

Nos casos em que houver enfermidades sistêmicas, elas devem ser tratadas pelos meios próprios. Devem ser evitados o uso de tabaco, bebidas alcoólicas e alimentos quentes ou apimentados.

A glossite geralmente responde bem ao tratamento, se a causa da inflamação for eliminada.

Em alguns casos, a língua pode assumir proporções gigantescas quando há um inchaço severo da língua e a glossite pode se tornar uma emergência médica porque a língua pode bloquear as vias aéreas.

Nenhum comentário: