Pesquisar este blog

sábado, 14 de junho de 2014

Úlcera de córnea


A úlcera de córnea é um grave problema oftalmológico que consiste na erosão por perda de substância e destruição do tecido da córnea ou numa lesão que deixe uma área da córnea sem epitélio na sua camada externa de cobertura.

A úlcera de córnea pode ser causada por uma infecção por bactérias, protozoários, fungos ou vírus ou pela ação de uma substância química.

Ela pode, ainda, ser causada por microtraumas, corpo estranho no olho, hábito de dormir com lentes de contato, uso excessivamente prolongado ou manutenção inadequada das lentes de contato.

Em casos raros, a deficiência de vitamina A e as alergias podem provocar úlcera da córnea. Quando as pálpebras não se fecham de todo para proteger e umedecer a córnea também podem aparecer úlceras, mesmo que não exista uma infecção. Nas lesões iniciais causadas por plantas a infecção geralmente é causada por fungos e evolui muito lentamente.

Os principais sinais e sintomas da úlcera de córnea são vermelhidão, lacrimejamento e dor nos olhos, edema palpebral, secreção mucopurulenta, fotofobia (incômodo nos olhos causado pela incidência de luz) e falta de nitidez na visão.

Um primeiro diagnóstico é feito pela coleta dos dados da história clínica e do exame físico.

O exame direto, feito no microscópio oftalmológico, é suficiente para reconhecer-se a ulceração.

A lesão em geral tem bordas pouco nítidas, com infiltrações nas suas redondezas e uma supuração branco-amarelada.

Contudo, deve ser feita uma coleta de material para exame bacteriológico, cultura e antibiograma.

A córnea pode ser tingida com fluoresceína, para melhor visualização e pode ser medida a sua curvatura e feitos exames de refração e de acuidade visual.

A úlcera de córnea é uma emergência oftalmológica e deve ser solucionada tão rapidamente quanto possível, para evitar cicatrizações que afetam a visão.

O tratamento depende de sua causa e do agente causador específico, mas em geral inclui uma associação de colírios e outras medicações, inclusive antibióticos subconjuntivais. Os corticoides podem ser usados em situações muito específicas sob controle médico.

Em casos mais graves pode ser necessária uma cirurgia de transplante de córnea.

Como pode evoluir:

•As úlceras pequenas costumam cicatrizar e desaparecer em poucos dias, principalmente se adequadamente tratadas.
•As úlceras de córnea causadas por fungos evoluem muito lentamente.
•Algumas úlceras podem evoluir muito rapidamente e em dois ou três dias levar a perfuração da córnea, se não forem prontamente atendidas.
•A complicação mais importante da úlcera de córnea é a formação de pus dentro do olho com a perda da transparência de toda a córnea e a perfuração desta.

Para evitar:

•Tratar prontamente as infecções dos olhos.
•Lave bem as mãos e preste atenção rigorosa à limpeza quando manipular lentes de contato.
•Evite usar lentes de contato enquanto dorme.

Nenhum comentário: