Pesquisar este blog

sábado, 5 de abril de 2014

Duloxetina: um pouco de farmáco para você!


Ação do medicamento: Duloxetina é um medicamento antidepressivo que age no sistema nervoso central (SNC), proporcionando melhora dos sintomas depressivos em pacientes com depressão e dos sintomas dolorosos em pacientes com dor neuropática associada à neuropatia diabética periférica.

Indicações do medicamento: Duloxetina é indicado para o tratamento do transtorno depressivo maior e da dor neuropática associada à neuropatia diabética periférica.

Riscos do medicamento: Duloxetina não deve ser tomado por pacientes que sejam alérgicos ao cloridrato de duloxetina ou a qualquer ingrediente do medicamento.

Duloxetina não deve ser administrado a pacientes com insuficiência renal ou hepática graves.

Duloxetina não deve ser tomado por pacientes que estão utilizando uma droga inibidora da monoamino oxidase (IMAO) como Parnate® (sulfato de tranilcipromina) e Aurorix® (moclobemida) ou tiverem parado de tomar um IMAO nos últimos 14 dias.

O uso de Duloxetina com um IMAO pode causar efeitos colaterais graves ou provocar risco à vida. Não tomar um IMAO por, pelo menos, 5 dias após a interrupção do tratamento com Duloxetina.

Pergunte ao seu médico se algum medicamento que você usa é desta classe.

A possibilidade de uma tentativa de suicídio é própria do transtorno depressivo maior e pode persistir até que ocorra uma diminuição significativa dos sintomas depressivos do paciente. Desta forma, pacientes em tratamento com um antidepressivo devem ser cuidadosamente monitorados.

Duloxetina deve ser administrado com cautela nas seguintes situações: pacientes com mais de 65 anos, pacientes com história de mania, pacientes com história de convulsão e pacientes que apresentam pressão alta no olho, um problema conhecido como glaucoma de ângulo estreito. Pacientes com doenças concomitantes, tais como insuficiência renal ou hepática e doenças cardíacas devem informar ao médico para que este possa avaliar a possibilidade de uso do produto e fazer os ajustes de dose adequados.

O uso de Duloxetina não foi avaliado em crianças.

Aconselha-se cautela na administração de Duloxetina para pacientes utilizando outros medicamentos, tais como: fluvoxamina (LUVOX®), antibióticos à base de quinolona (ex: cloridrato de ciprofloxacino, norfloxacino, levofloxacino), antidepressivos tricíclicos (desipramina, entre outros), tolterodina (DETRUSITOL®), inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ex: fluoxetina, paroxetina), medicamentos que afetam a acidez do estômago (antiácidos, por exemplo) e lorazepam.

Não é recomendado o uso de Duloxetina associado a bebidas alcoólicas.

A ocorrência de eventos indesejáveis pode ser mais comum durante o uso concomitante de Duloxetina com produtos fitoterápicos que contenham a erva de São João. A administração de Duloxetina a pacientes tomando algum medicamento que seja altamente ligado às proteínas presentes no sangue pode aumentar a concentração de Duloxetina no organismo (consulte seu médico para obter informações sobre esta
classe de medicamento e se você está tomando algum medicamento que interaja com Duloxetina).

O tratamento com Duloxetina foi associado com pequenos aumentos de algumas substâncias presentes nas células do fígado.

Os pacientes usando Duloxetina devem ter cautela para operar maquinário e conduzir veículos até que tenham certeza que sua habilidade não foi afetada pelo medicamento, pois a duloxetina pode estar associada com efeitos indesejáveis, tais como sonolência e tontura.

Nenhum comentário: