Pesquisar este blog

sábado, 12 de abril de 2014

Citalopram


Sua principal finalidade é tratar todas as formas de depressão, exceto as presentes nos ciclos rápidos do transtorno afetivo bipolar (antiga PMD).

Vem sendo recomendado também para tratar problemas de conduta em pacientes demenciados.

A dose recomendada é 20 ou 40mg por dia; acima de 60mg só com indicação médica precisa e acompanhamento constante.

Como é uma medicação que pode causar problemas no sono é recomendável que seja administrada pela manhã.

Para os pacientes que sentem sono recomenda-se a tomada pela noite (como sempre, em todos os medicamentos deste tipo).

Não pode ser usado concomitantemente a um IMAO irreversível (pergunte a seu médico o que isso quer dizer, por favor).

A aproximadamente cada 36 horas o organismo elimina a metade da medicação, por isso os comprimidos podem ser tomados uma vez ao dia, pois mesmo assim os sintomas da depressão estarão sendo controlados.

Depois de uma a duas semanas o organismo elimina a medicação com a mesma velocidade com que ele é reposto pelas doses via oral, alcançando assim o patamar de equilíbrio com uma concentração constante no sangue.

Da mesma forma leva pelo menos duas semanas para o organismo eliminar a medicação do corpo

O citalopram é uma medicação bastante específica, atuando muito na inibição da recaptação da serotonina e pouco sobre outros neurotransmissores, isto significa que é uma medicação com poucos, ou quando presente, leves efeitos colaterais.

A prática confirma isso.

Ao contrário dos antidepressivos tricíclicos ou tetracíclicos sua interferência sobre o ritmo cardíaco é mínima, sendo assim recomendado para pacientes com este tipo de problema cardíaco.

Os principais efeitos colaterais encontrados foram: dores de cabeça, insônia, sensação de cansaço, tonteiras, prisão de ventre e visão embaçada

Apesar de não se ter identificado nenhum problema quanto à formação do feto, é preferível evitar seu uso, quando possível, durante o primeiro trimestre de gestação.

Nenhum comentário: