Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de abril de 2014

Cetose: do que se trata?


A fonte principal de energia do organismo é a glicose, mas quando a glicose falta, o corpo lança mão das gorduras gerando a cetose, que é um estágio do catabolismo que ocorre quando o fígado usa os depósitos de gordura como fonte de energia, se não há mais glicogênios.

A cetose acontece quando há a presença de corpos cetônicos no sangue. O processo de cetose está na base das dietas que restringem a ingestão de carboidratos e priorizam a ingestão de lipídios e proteínas.

Ela não deve ser confundida com a cetoacidose diabética, uma das complicações do diabetes, em que o pH do sangue fica mais ácido, causando vários problemas e afetando os rins, em primeiro lugar. Devido à grande diminuição de insulina, há uma produção excessiva de corpos cetônicos.

Os carboidratos, que geram a glicose, são a primeira fonte de energia de uma pessoa.

Quando a alimentação não supre o organismo com a quantidade necessária de carboidratos (pão, massas, cereais, açúcares, etc.) ele se vê obrigado a utilizar as gorduras como fonte de energia.

A cetose foi popularizada pelas dietas sem carboidratos, mas pode também ser ocasionada por certas doenças como a dengue ou a diabetes não controlada. Pode também ocorrer em jejuns muito prolongados e por exercícios muito intensos ou de grande duração.

Os sintomas da cetose não são apenas negativos. Quando o corpo se habitua a eles, muitas pessoas alegam sentirem-se melhor, no geral.

Em algumas pessoas o primeiro sinal de cetose é uma mudança no odor da urina e do hálito.

Os demais sintomas podem ser: enjoo, fraqueza, tremores, desidratação, alteração de humor, dores de cabeça, tontura e sonolência.

Em geral esses sintomas começam levemente e se tornam menos pronunciados conforme a dieta vai avançando.

Como a cetose não é uma doença, mas um estado fisiológico, não é exatamente correto falar-se em tratamento. Algumas recomendações, contudo, podem ser úteis, no sentido de que a pessoa possa melhor conviver com a cetose. É importante consumir bastante água e, se possível, bebidas com eletrólitos (sem açúcar), pois em cetose elimina-se muitos líquidos.

Estar em cetose possui vários benefícios: causa uma perda rápida de gordura, diminui a taxa de glicose sanguínea, desaparece o desejo por doces, mantém a massa magra do corpo e, embora isso ainda não seja comprovado cientificamente, aumenta a fertilidade feminina.

Quem deseja adotar uma dieta cetogênica deve incluir no programa alimentar um suplemento de proteínas.

A suplementação alimentar adequada desempenha um papel fundamental para evitar a cetose.

Durante a prática de exercícios ou atividades esportivas extenuantes deve ser fornecido carboidrato suficiente para que o organismo gere a energia necessária.

Em diabéticos, a dieta com alto teor de proteínas pode acelerar a progressão da doença renal diabética.

A dieta com alto teor de proteínas também não deve ser utilizada por alcoólatras porque pode dar origem a cetoacidose alcoólica.

Nenhum comentário: