Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de março de 2014

Blefarite


Blefarite é uma inflamação não contagiosa das camadas gordurosas das pálpebras, que pode afetar transitoriamente a saúde dos olhos.

Pode acometer pessoas em todas as idades, mas predomina nas mais idosas.

A blefarite normalmente é ocasionada pela colonização de bactérias comuns na pele, facilitada pela produção excessiva de uma camada de gordura que se forma nas pálpebras e pelo aumento de oleosidade dessa região.

Trata-se de uma inflamação que afeta mais frequentemente pessoas com secura ocular, pele oleosa e caspa (dermatite seborreica).

Os principais sinais e sintomas da blefarite são: coceira, ardência nos olhos, irritação ocular, sensação de corpo estranho do olho, vermelhidão, lacrimejamento e formação de crostas.

As pálpebras ficam cobertas por detritos oleosos e bactérias em torno da base dos cílios, o que pode levar à perda dos mesmos.

A blefarite pode apresentar-se como olho seco, conjuntivite, terçol ou calázio, ou mesmo com triquíase (reversão dos cílios para dentro) e úlcera de córnea.

Em alguns casos a blefarite está associada a alterações sistêmicas, tais como rosácea ou dermatite seborreica, por exemplo.

O diagnóstico deve ser feito por um oftalmologista, durante um exame ocular e pode ser feito por observação direta ou ao microscópio.

Pomadas antibióticas e limpeza diária cuidadosa das bordas das pálpebras ajudam a remover os óleos da pele, os quais possibilitam o crescimento das bactérias.

É importante manter-se uma boa higiene palpebral, com a aplicação de compressas mornas, seguidas de limpeza com uma mistura de água e shampoo neutro, como os shampoos infantis.

As pomadas de antibiótico são usualmente utilizadas.

Algumas vezes há a necessidade de medicação oral por algum tempo.

Além disso, o uso de lágrimas artificiais pode dar mais conforto até a melhora do quadro.

Se houver condições sistêmicas relacionadas, elas devem ser adequadamente tratadas.

Nenhum comentário: