Pesquisar este blog

sábado, 1 de fevereiro de 2014

O que são vírus


Acima: um coxsackie vírus = recebeu este nome após ter ocorrido no Vilage Coxsackie, Condado de Greene, NY, onde foram descobertos. Os vírus do coxsackie são parte da família dos enterovirus [que inclui também ecoviroses, poliomielite, e vírus do hepatite A] que vivem no sistema digestivo humano. Podem espalhar de pessoa para pessoa, geralmente por causa de mãos mal lavadas e nas superfícies contaminadas por fezes, onde podem viver por diversos dias. Em países tropicais, as infecções ocorrem durante todo o ano. Em climas mais amenos, os surtos do vírus do coxsackie são mais frequentes no verão e raramente ocorrem no inverno.

A palavra vírus é originária do latim e significa “toxina venenosa ou veneno”.

O vírus é um organismo biológico muito pequeno (20-300 ηm de diâmetro = Unidade de medida de comprimento do Sistema Internacional equivalente a 10-9 [dez elevado a menos 9] de um metro [símbolo: nm])constituído de uma ou várias moléculas de DNA ou RNA.

A maioria não pode ser vista em microscópios óticos, mas pode ser visualizada através da microscopia eletrônica.

Não chegam a formar células, mas são parasitas obrigatórios do interior das células e dependem delas para a sua multiplicação. O vírus precisa de uma célula animal, vegetal ou de uma bactéria para poder replicar seu material genético.

É assim que eles modificam o metabolismo da célula que parasitam, provocando sua degeneração e morte.

Fora das células, os vírus são inertes e até podem cristalizar-se como os minerais, mas dentro delas tem uma grande capacidade de multiplicação.

Um único vírus é capaz de dar origem, em poucas horas, a milhares de novos vírus.

Dessa forma, é capaz de causar doenças em animais e vegetais e nas bactérias.

Os vírus podem penetrar no organismo humano pela respiração, pelo sistema digestivo (através de alimentos contaminados), por inoculação direta, etc.

Nem todos os vírus causam doenças, mas se causarem, não há muitas opções de remédios para combatê-los e o importante é prevenir.

Os vírus, como parasitas celulares, provocam doenças nos seres vivos ao invadirem as suas células e prejudicarem o funcionamento delas.

Algumas doenças humanas comuns, mas às vezes graves, são provocadas por vírus, como a hepatite, o sarampo, a caxumba, a gripe, a dengue, a poliomielite, a febre amarela, a varíola, a AIDS e a catapora, entre outras, inclusive o câncer.

Alguns vírus podem viver no organismo durante anos, em estado de latência e só ocasionalmente gerarem sintomas, como os vírus do herpes, por exemplo.

Além de doenças humanas, os vírus também podem causar doenças em plantas e animais, como o amarelinho dos laranjais, a febre aftosa do gado, a gripe do frango e a gripe suína, por exemplo.

Alguns vírus infectam apenas bactérias (bacteriófagos), outros infectam apenas fungos (micófagos) e há também os que só infectam as plantas ou os animais.

Não existem tratamentos específicos para as doenças viróticas e só resta esperar que o organismo produza os anticorpos capazes de destruir os vírus.

Para isso contribuem o repouso e uma boa alimentação. No entanto, os medicamentos para aliviar os sintomas desconfortáveis que as doenças viróticas provocam, como dores de cabeça, dores no corpo, febre, etc. podem e devem ser utilizados.

Quando um indivíduo é atacado por vírus, ele passa a fabricar anticorpos que os combatem. Por essa razão, muitas doenças viróticas concedem à pessoa uma imunidade permanente.

É fundamental manter uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes, dormir por cerca de oito horas ao dia, evitar estresse excessivo, praticar atividades físicas regulares, manter hábitos de vida saudáveis, para fortalecer o organismo contra as infecções.

Algumas infecções virais já contam com vacinas.

Elas agem da mesma forma que as infecções, produzindo anticorpos, mas são feitas a partir de microrganismos mortos, atenuados ou ainda por toxinas inativadas. Uma vez que sejam introduzidas num indivíduo, as vacinas são capazes de produzir anticorpos, embora não provoquem a doença.

É importante lembrar que os antibióticos NÃO combatem os vírus, mas podem ser úteis nas infecções bacterianas que podem se associar a eles.

Pode acontecer dessas infecções bacterianas serem complicações de uma infecção por vírus pré-existente.

Nenhum comentário: