Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Síndrome do Túnel do Carpo


Os nervos e tendões musculares chegam até a mão e dedos por meio do túnel do carpo (estrutura localizada entre a mão e o antebraço).

O canal do carpo é um túnel rígido pelo qual passam, além do nervo mediano, os tendões flexores dos dedos, revestidos pela bainha sinovial.

Qualquer edema ou outra patologia que estreite esse túnel pode causar a síndrome do túnel do carpo e comprimir o nervo mediano do braço (nervo que fornece sensações e movimentos para partes da mão e dedos).

A principal causa da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (lesão por esforços repetitivos), gerada por movimentos como digitar ou tocar instrumentos musicais.

A síndrome do túnel do carpo também pode ter causas traumáticas, inflamatórias, hormonais, medicamentosas e tumorais.

Alguns fatores aumentam o risco de ocorrência da síndrome do túnel do carpo, como fraturas ósseas ou artrite do punho, diabetes mellitus, alcoolismo, hipotireoidismo, insuficiência renal, menopausa, infecções, obesidade e esclerodermia.

O principal sintoma é uma sensação de formigamento na área de enervação do nervo mediano (a palma da mão, o polegar, os dedos indicador e médio), que se manifesta mais à noite, às vezes dificultando executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha, segurar uma xícara, etc.

Pode haver dormências ou formigamentos do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, dormência ou formigamento da palma da mão, dor no cotovelo, no punho ou na mão, desgaste do músculo sob o polegar, fraqueza nas mãos, movimento débil de pinça usando o polegar e dificuldade de estender o dedo da mão anteriormente flexionado.

A síndrome é mais comum em pessoas que realizam as atividades como costurar, dirigir, pintar, escrever, jogar tênis ou handebol e tocar determinados instrumentos musicais.

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo depende dos sintomas relatados pelo paciente e do exame físico dele, durante o qual alguns testes funcionais podem ser feitos pelo médico.

Em alguns casos, a eletroneuromiografia ajuda a fechar o diagnóstico. Radiografias do punho podem ajudar a excluir alterações ósseas.

O tratamento depende do grau de comprometimento da doença. Inicialmente, indica-se a imobilização do pulso e o uso de anti-inflamatórios.

Compressas frias ou quentes podem ajudar.

Se não houver melhora, pode aplicar-se cortisona dentro do canal do carpo.

A INFILTRAÇÃO é apenas um recurso paliativo e é doloroso para se aplicar!

Em casos mais resistentes é indicada a descompressão cirúrgica.

Mas, atenção: cirurgia necessita de indicação MUITO precisa e pode NÃO resolver o problema de modo definitivo!

A ACUPUNTURA é um dos recursos terapêuticos de maior sucesso com resultos DEFINITIVOS!

A cirurgia normalmente é bem-sucedida, mas depende de por quanto tempo o nervo foi comprimido e da gravidade do problema.

Nenhum comentário: