Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Metformina foi associada a pior desempenho cognitivo em pacientes diabéticos


Com o objetivo de investigar a associação entre metformina, níveis séricos de vitamina B12, suplementos de cálcio e comprometimento cognitivo em pacientes com diabetes em uso de metformina, foi realizado um estudo publicado pela revista Diabetes Care.

Os participantes foram recrutados a partir do ensaio clínico conhecido como Primary Research in Memory (PRIME), do estudo sobre envelhecimento Australian Imaging, Biomarkers and Lifestyle (AIBL) e da região do Barwon no sudeste da Austrália.

Pacientes com doença de Alzheimer ou comprometimento cognitivo leve e aqueles que eram cognitivamente intactos foram incluídos na pesquisa. Os pacientes com acidente vascular cerebral ou com outras doenças neurodegenerativas que não a doença de Alzheimer foram excluídos do estudo.

As análises dos subgrupos foram realizadas tanto para os participantes que tinham diabetes do tipo 2 como para aqueles com tolerância diminuída à glicose.

Os participantes com diabetes tiveram pior desempenho cognitivo do que os participantes que não tinham diabetes.

Entre os participantes com diabetes, o pior desempenho cognitivo foi associado ao uso de metformina.

Após ajuste para idade, sexo, nível de escolaridade, histórico de depressão, níveis séricos de vitamina B12 e uso de metformina, os participantes com diabetes que estavam tomando suplementos de cálcio tiveram melhor desempenho cognitivo.

Concluiu-se que o uso de metformina foi associado ao pior desempenho cognitivo nos pacientes estudados.

O uso de vitamina B12 e de suplementos de cálcio pode aliviar a deficiência de vitamina B12 induzida pela metformina e foi associado a melhores resultados cognitivos.

Estudos prospectivos são necessários para avaliar os efeitos benéficos da vitamina B12 e do cálcio sobre a cognição de idosos com diabetes que tomam metformina.

Fonte: Diabetes Care, publicação online de 5 de setembro de 2013

Nenhum comentário: