Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Dor Pélvica


A dor pélvica é um desconforto na porção inferior do abdome e se trata de uma queixa relativamente comum em mulheres, sendo considerada em separado da dor no períneo, região que envolve a área genital e anal.

Ela pode ser originada dos órgãos internos do sistema reprodutor - útero, ovários e anexos)ou de outros órgão próximos, como intestinos, mas, muitas vezes a dor não tem como ser caracterizada efetivamente.

As causas mais comuns de dores pélvicas são a dismenorreia (dores durante a menstruação), ovulação, endometriose, gastro-enterites, tumores, obstipação intestinal, abscessos, síndrome do colo irritável, cistites, calculoses urinárias, dores musculares (após atividade física exagerada para o real preparo do paciente), estiramentos musculares, dores psicogênicas, gravidez ectópica (fora do útero) e outras.

Na gestação pode ser um sinal normal, de adaptação funcional às estruturas do útero e pode ser um sinal de alarme para risco na gestação.

É necessária a avaliação cuidadosa a cada caso e muitas vezes alguns exames de laboratório ou de imagem auxiliam para o diagnóstico final.

O tratamento depende sempre da causa e pode até mesmo ser cirúrgico.

Nenhum comentário: